Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 21 de março de 2011

NAMORADA ADVERSÁRIA - Por Mundim do Vale

Meu primo João André, é o que pode se chamar de ganhão. Com esse modernismo dos jovens de hoje, o " FICO " com ele é abarcar mesmo.
Esse comportamento moderno do garoto vai de encontro a sua mãe Tonha, por ser ela muito conservadora dos costumes anteriores. mas os filhos mais novos e os netos vivem a dizer:
- Vó é carêta demais.
- Vó é do tempo do bumba.
- Mãe é muito cafona.
Aqueles mais respeitadores dizem:
- Eita. Vovó, como a senhora é retrógada.
Mesmo com o conflito de geração generalizado, aquela boa senhora não deixava de chamar à atenção de João, que é o que mora mais perto dela:
- João. Você tenha cuidado com essas quengas!
- Mas mãe. Elas é que precisam ter cuidados.
- Ou povo sem juízo. Pois quando amélia de Cirilo noivou com Doca de Dodô, o namoro era de dois em dois meses e era numa janela, ela pelo lado de dentro e ele pelo lado de fora. Agora esse povim de hoje, vive tudo pregado e ainda dorme junto sem se casar. Sei não meu Deus, esse mundo velho tá perdido.
Mas com todo esses cuidados, os assédios sobre João eram constante.
Um certo dia João viajou para o Crato e as garotas passaram o dia ligando atrás dele, Dona Tonha atendia aborrecida dizendo que ele não estava e não retornava tão cedo.
João chegou por volta das 11 horas da noite, tomou um banho e foi dormir. O telefone tocou uma vez ele não atendeu, tocou outra vez ele não atendeu, tocou pela terceira vez ele levantou-se e se dirigiu ao telefone. A cuidadosa mãe notando que ele ía atender, levantou-se e falou:
- Ou meu filho. Não atenda não, essa daí é uma das quengas. Essa bicha é ruim, é do Riacho Verde e vota em Zé Hélder.

26 comentários:

  1. Fazer o quê?
    Até o coitado do meu primo que não tem nada a ver com os casos dos outros leva a culpa.

    ResponderExcluir
  2. Eita Mundim.

    Quem te contou esta historia? João caga um goma danada, se for facil arranjar namorada com ele dz, nós levamos uma taboca danada, num foi mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Eita mundo véio, Mundim!!!
    (rindo muito aqui)

    Abraço,

    Flor da Serra Verde

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Raimundim, eu pelejei e João não me quis....... kkkkkkkkkkkkkkkk
    Mas esses dois desgostos eu não dava a d. Tonha, de jeito nenhum ... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Tem mais, o terreno que me deram para construir a nossa casa, d. Tonha disse, que mesmo sem casar com João, continuava meu, tava apalavrado e valendo e Morais deu o aval... kkkkkkkkkkkkkkkk
    Morais, será quem contou, heim?? kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Claude, você deve ter dado boas risadas com essa turminha no carnaval, não é mesmo?
    Fafá

    ResponderExcluir
  6. Minha querida lusa Klébia.
    A fonte que me deu as informações para esse causo, é a mais segura possível. E não foi preciso nem eu pentear. mas você pode jurar que a fonte não citou o seu nome em nenhum momento.
    Abraço láde nós.
    Mundim do vale.

    ResponderExcluir
  7. Vocês já notaram que o jardim do blog do Sanharol, vem crescendo? Chegou a flor das Bravas.
    Que seja muito bem vinda a esse espaço alegre e cultural.

    ResponderExcluir
  8. Ei, Mundim, eu sou flor de que? Acho que de nada. Flor das Bravas deve ser Klébia, a lusa, rs Magnólia se enganou redondamente, rs Com a chegada de Artemísia, juntando-se a Claude, Magnólia, Klébia et moi, o blog vai ferver, rs se prepare!!!!!!!!!
    Fafá

    ResponderExcluir
  9. Mundim,
    Já sei quem é a FLOR DAS BRAVAS: Artemísia. Acertei? Eu não sou flor de nada.
    Fafá Francesinha

    ResponderExcluir
  10. Magnólia,obrigada pela visita e por seguir-me. Fiquei lisojeada com seu comentário e com o título dado por Raimundinho: Flor da Bravas! Só um jardineiro muito fiel para cuidar tão bem das Flores!!!
    Abraço aos dois.

    ResponderExcluir
  11. Fafá, já está fervendo. Como você previu...

    ResponderExcluir
  12. Magnólia, eu sei que Klébia é do Chico e o que tem isso? Isabel Vieira tb é.Agora Mundim vai comer fogo com essas flores dele, só eu que não sou flor nenhuma, rs
    Fafá

    ResponderExcluir
  13. Oi, Klébia, tu és DU CHICO e eu de Chico. (Chico de Sátiro)

    ResponderExcluir
  14. E agora Mundim? Como vc vai dar conta de tanta flor e a francesinha coordenando...quero ver.
    Francesinha

    ResponderExcluir
  15. Ei, Blog do Sanharol, viu aí o fã-club do Mundim? Virou até jardineiro. O que vc acha? O poeta se garante!!!!!!!!!!!
    Fafá

    ResponderExcluir
  16. Fafá, você falou que a Klébia era a flor das Bravas...
    Você é a Flor da Monareta, esqueceu?

    ResponderExcluir
  17. Olá Artemísia!!!
    Bom tê-la por aqui...
    Beijos de saudade... Bons tempos do S.Raimundo Nonato.

    ResponderExcluir
  18. Pois é, Artemísia, sou a flor da monareta, lembra? Pedalando contra o vento......
    Magnólia, perdão, flor da bravas é artemísia, e Klébia é a flor lusitana, vc é a rainha de todas: A FLOR DO CHICO. Esperemos o jardineiro chegar.Abraço a todas.
    Fafá

    ResponderExcluir
  19. Prezados amigos.

    A melhor semana santa de minha vida passei nas Bravas na casa de Chico de Satiro em 1966. Era colega de classe de Isabel no Ginasio São Raimundo e fui com as colegas Olivia, Raimunda de Borginho, e Edval de Antonio Caboclo. Foi queijo que fazia lama. Artemisia, abrigado pela visita e pelos comentarios.

    ResponderExcluir
  20. E era queijo dos Inhamuns...
    Que saudade!
    1966, minha adolescência!

    ResponderExcluir
  21. Estou tão feliz, Artemísia, por ter encontrado vc. Viu a recepção do Monsieur Blog do Sanharol? Foi um bom achado. Que bom vê-la aqui. Abraço,
    Flor da Monareta

    ResponderExcluir
  22. E não é Flor de Lis? Acho mais bonito: Flor da Monareta, de Várzea Alegre e de Lis, Flor feliz.
    Adorei a recepção. Espero não decepcioná-lo.

    ResponderExcluir
  23. Pois é. ARTEMÍSIA, sou uma flor feliz, uma flor de Lis. Que história é essa de decepcionar? O blog cresceu muito mais com sua chegada. Abraço, Flor de Lis

    ResponderExcluir
  24. Vocês fizeram uma confusão danada com o nome artístico da Artemísia,
    o jardineiro aqui nomeou de Flor das Bravas e vocês misturaram foi tudo.
    Eu sei que a Lusa Klébia é do Chico, ora se não sei! Eu também sou quase do Chico.
    São essas flores do sertão que ilustram as páginas do Blog do Sanharol.
    Abraço para todo o jardim sertanejo.

    ResponderExcluir
  25. A Fafá disse que o Blog do Sanharol ia ferver. Viu só no que deu? Ri muito com essa confusão toda.
    Flor das Bravas!

    ResponderExcluir