Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 26 de março de 2011

SÓ SE FOR AGORA - Por Mundim do Vale

Reprisado a pedido de uma sobrinha do tabelião.
Certa vez o tabelião João Francisco, jogava baralho com alguns amigos, quando chegou Leví de Sá Maria, que tinha um grau de juízo no mesmo nível da sua irmã Francisca.
Leví pegou um tamborete e sentou atrás de João para apiruar o jogo. De repente começou a falar besteiras:-
Eita! Qui num tem quem tome essa partida de Seu João.- Essa é nossa.
Seu joão já tá armado.
João tentando se livrar do inconveniente falou:-
Leví vá olhar se eu tou lá na esquina.
Leví respondeu:-
SÓ SE FOR AGORA!
Levantou-se foi até a esquina da casa de Jocel Batista, passou um tempo por lá e quando voltou foi dizendo:-
Seu João, eu fui oiá, mais o Sinhô num tava lá não. Eu inté preguntei a Zé de Ginu, mais ele disse qui num tinha visto o Sinhô não.
Sentou-se novamente no tamborete e começou com o mesmo lenga-lenga.João Francisco falando mais sério disse:-
Leví, vá olhar o que é que a sua mãe tá fazendo.
O peru puxou o tamborete e falou:- SÓ SE FOR AGORA!
Quando voltou foi dizendo:-
- Seu João. Sabe o que qui mãe tava fazendo?
- Sei não.
- Apois ela tava catando pioi im Francisca minha irmã
Sentou novamente no tamborete e deu seqüência ao discurso de loucuras.
João já um tanto aborrecido disse:-
Leví. Vá dar o rabo, vá!
- SÓ SE FOR... – Deu uma pequena pausa e continuou – ADISPOIS QUI EU VIRAR FRESCO. VIU SEU JOÃO?

4 comentários:

  1. O Levi era muito esperto. Mais uma boa historia da nossa verve.

    ResponderExcluir
  2. É VERDADE MORAIS E ESSE QUANDO DE LONGE CHAMAVAM O SEU NOME ELE JÁ RESPONDIA A CAVALO NUM BEM-TI-VI

    ResponderExcluir
  3. Só se for agora!
    Ninguém merece.....
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  4. Mundim,

    Só tu pra me fazer achar graça depois de um dia todo de aula, com uma festa de aniversário da minha afilhada para arrematar o dia !!!

    Tu num tem jeito, conta as coisas qui a gente num se aguenta sério/a...

    Abraço do Crato para o jardineiro

    Flor da Serra Verde

    ResponderExcluir