Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 23 de março de 2011

TOM e os adjuntos - Parte final.


Crumprindo a promessa ao TOM de falar sobre os adjuntos volto a tratar do tema como prometi. Acho que em 1967, o meu pai Jose André, fez um dos maiores adjuntos de apanha de arroz daqueles tempos. Vamos a alguns dados: 12o homens na roça colhendo arroz cacho por cacho. 2o mulheres na cozinha preparando os alimentos e outras tantas para conduzir ao roçado, visto que o almoço era servido na roça. Meninos perdeu-se de vistas. A tarde, por volta das l4 horas chegaram ao local da coheita o prefeito da cidade, Dr. Pedro Satiro, o promotor de justiça Dr. Airton Castelo Branco, o Juiz Dr. Vasco e o padre Jose Otavio de Andrade. Vi o prefeito carregando umas moquecas de arroz para o Pote. Terminado o serviço, o jantar e a sobremesa de arroz doce, os participantes fizeram um maneiro pau e cantavam Sindô Lelê. O dia passava rapido e talvez por esta razão todos cantaram este versinho:
Se eu soubesse que tu vinhas
Fazia o dia maior
Dava um nó na fita verde
Prendia o raio do Sol.

4 comentários:

  1. Prezado TOM.

    Os seus comentarios tem agregado enormes valores as postagens. Voce é um grande conhecedor da verve do Sanharol. Num deles voce fala que jose André se preocupava com o futuro. É verdade ele dizia sempre: daqui a tantos anos! Grande verdade, não foi necessario tantos anos para o povo esquecer e os mais novos não saberem o que diabo venha ser um adjunto.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Morais,

    Lá na Serra Verde havia um "maneiro pau" bem diferente... era pura brincadeira. Tinha um pézinho que dizia assim:

    Maneiro pau, maneiro pau
    Dê na mãe, que eu dou no pai
    Maneiro pau, maneiro pau
    etc.

    ResponderExcluir
  3. Morais,

    Obrigado pela pesquisa sobre os adjuntos. de fato eu queria confirmar se estavam presente as duas bandas´...e quais as autoridades que se fizeram presentes.

    infelizmente parte da história sempre acaba se perdendo, uma vez que os mais experientes já estão "partindo" e, como a nossa memória é muito "limitada", associado ao fato de raramente nos preocupamos em "registrar em papel" os acontecimentos, acabamos por não transmiti-los aos mais jovens...e esses também normalmente não têm demonstrado interesse nesse tipo de conversa. Afinal, quem dos jovens de hoje vai deixar de assistir o BBB11 para escutar uma corversa de "tico de dodora mais terêta" a respeito dos plantios de arroz e milho lá no "Baldo"? ou das viagens pro assaré, on terêta viajou com metade da barba tirada e a outra por tirar? ou do boi de joão costa que morreu de uma surra e "alguem" do sanharó queria comprar um "saco de risido" prá dar pro que ficou vivo como prêmio por ter fornecido carne "de graça" para a população....kkk.

    esse tipo de história, que antigamentevirava folclore com o tempo, hoje em dia estão quase que fadadas ao esquecimento...



    mais uma vez obrigado pelo resgate.

    ResponderExcluir
  4. Morais esse adjunto eu nao lembro,lembro aquele que pai trouxe um pote bem grande na cabeça
    e quebrou no terreiro ao chegar em casa qdo todos cantavam amasse o pote e quebre o pote.

    ResponderExcluir