Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 21 de março de 2011

Um nome de flor para Fafá Bitu...

Flor de Lis
(Uma flor pra Fafá)

A flor de lis (pré-AO 1990: flor-de-lis) é uma figura heráldica muito associada à monarquia francesa, particularmente ligada com o rei da França. Ela permanece extra-oficialmente um símbolo da França, assim como a águia napoleônica. Mas não tem sido usada oficialmente ao longo dos vários períodos republicanos por que atravessou este país. Nota[1]

A palavra lis, de fato, é um galicismo que significa lírio ou iris, mas também pode ser uma contração de "Louis", do francês, Luís, primeiro príncipe a utilizar o símbolo (ficando assim "fleur-de-louis", ou "flor de Luís"). Assim, a representação desta flor, e seu simbolismo, é o que os elementos heráldicos querem transmitir, quando a empregam sob as mais diversas formas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Flor_de_lis

Acho que dá certinho...

9 comentários:

  1. Agora, Claude, você me fez tremer nas bases, eu havia pensado nela mas não poderia citar. O importante é receber de outra pessoa e de você então, fez uma enorme diferença. A amiga Artemísia me encontrou no blog SOUDEVÁRZEAALEGRE. Pensa numa grande alegria! agora Vamos formar um quarteto para perturbar os poetas do blog: Flor do Chico, Flor da Serra Verde, Flor das Bravas e agora A FLOR DE LYS. Quel beau cadeau! Vamos aguardar o jardineiro agora. Je t´en remercie,
    Flor de Lys

    ResponderExcluir
  2. Ora... o nome veio a calhar!!!!!
    Era seu!

    Parfait!

    Flor da Serra Verde

    ResponderExcluir
  3. Flor da Serra Verde, agora eu fiquei muito lisongeada, viu? Só você para ter tanta sensibilidade assim. Mil mercis,
    Flor de Lis

    ResponderExcluir
  4. Aqui tem um jardineiro para cuidar dessas flores com muito carinho.
    O jardim é do nosso padroeiro São Raimundo Nonato.Já fica de hoje abençoado.
    Abraqço do jatí para todas as flores.

    ResponderExcluir
  5. POR ESSA FLOR SEMPRE TIVE IMENSO RESPEITO ELA É UM DOS MAIORES SIMBOLOS DOS ESCOTEIROS... BOA IDEIA CLAUD PARABÉNS FÁFA. VALEUM MUNDIM

    ResponderExcluir
  6. O nome da flor já me enterneceu muito, o jardineiro já cuida de mim há muito tempo e agora do jardim completo, sendo abençoado por nosso padroeiro tem tudo para florescer e o blog só vai ganhar com tudo isso.
    Abraço de Fortaleza para meu jardineiro querido,
    Flor de Lis

    ResponderExcluir
  7. Fafá sente-se honrada pelo respeito e por ser considerada um dos símbolos dos escoteiros. Obrigada, tempo de crescer.
    Flor de Lis

    ResponderExcluir
  8. Fafá, em nosso coração cultivamos flores de uma sementeira muito especial, que é a infância. Você, com certeza, é uma dessas flores que foi semeada na infância. Distanciou-se, depois, pelas circunstâncias da vida, mas votamos a nos encontrar no tempo do cursinho e tive, novamente, o prazer de conviver com você. Nos afastamos, outra vez, mas tive a alegria imensa de vê-la no lançamento do meu livro e de passar a conviver virtualmente pelo Blog do Sanharol. Espero vê-la pessoalmente o mais breve possível.
    Grande beijo, amiga.

    ResponderExcluir
  9. Pois é, Paulo, a gente passou a infãncia na Major Joaquim Alves, depois fui fazer aquela cirurgia que me deixou afastada dos estudos. Passei um ano entre clínicas de ortopedia e fisioterapia, voltei a minha cidade de aparelho ortopédico, depois vim a Fortaleza para fazer cursinho e nos reencontramos no EQUIPE. Naquele tempo eu já admirava tua criatividade, agora te vejo nos blogs exalando sabedoria e eu tenho muito orgulho de você, viu? Com certeza nos encontraremos qualquer dia desses para um papo saudável. Grande beijo, amigo de fé,
    Fafá Bitu

    ResponderExcluir