Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Causos nossos - Por Antonio Morais


José Alves Costa - Zezinho Costa.

Um dos maiores empreendedores de Várzea-Alegre, ex-prefeito do município, sem duvidas, o maior proprietario de terras e o mais afortunado dos nossos conterrâneos a sua época. Anualmente recebia um carro zerado da fabrica. Certa feita, na viagem inaugural ao Umari, na passagem pela curva da Santa Rosa, abalroou sua bela rural novinha com Neguim de João V-8 que travegava em sentido contrario no Jeep velho de António Vieira.

Neguim desceu do carro desconfiado e amedrontado disse: Também seu Zezin Costa, o senhor vinha na contra mão! E Zezinho Costa muito autoritário respondeu: E porque você não vinha na contra mão também?

6 comentários:

  1. Lembrar estes personagens prestimosos é prazeroso, suas historias nos remetem ao riso e a alegria. Bem, Zezin Costa tinha razão, se Neguin viesse na contramão tambem tinha dado certo, tinha evitado o abaroalmento. Grandes varzealegrenses.

    ResponderExcluir
  2. Certa vez eu estava no Armazem de Raimundo Brandão em Crato e alguem falou: Morais caba da terra do Arroz. Pastorinho, um comprador de arroz disse. Varzea-Alegre tem lá arroz. Lá não tem um homem que tenha 500 quartas de arroz guardado. Chegando a Varzea-Alegre contei a historia a Zezinho Costa que disse: Diga a Pastorinho que tenho mil quartas de arroz dourado para vender. As outras marcas vou vender depois.

    ResponderExcluir
  3. É EM CERTAS OCSIOES É PREFERIVEL O ERRO A UM PREÇO BAIXO DO QUE PAGAR O ALTO PREÇO DE SE ESTAR CERTO

    ResponderExcluir
  4. Pois é,
    Zezin Costa tinha muito a quem puxar (sua mãe). Contava a minha mãe que quando Enéas Batista falecera, sua esposa chorava e dizia: "como vou viver sem meu marido"......... e Maria de Pedro Costa, (mãe de Zezin) consolava dizendo: "passa minha irmã que o semitério de Várzea Alegre está cheio de marido meu e eu to passando".........kkkkkkkkk Ela era viúva pela segunda vez.

    ResponderExcluir
  5. DESCULPA: "CEMITÉRIO OU SEMITÉRIO"??????????kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. "Esse 016" que voce está vendo numerando - Historias de varzealegrenses é uma das 300 postagens que farei de 300 personagens prestimosas de nossa terra.

    Preservar a memoria e historia humana com pequenas passagens de suas vidas e convocar os demais conterraneos a trazer seus comentarios agregando valores ao tema como fez Fideralina com o depoimento de Maria de Pedro Costa, genitora do Zezinho Costa.

    Obrigado Fideralina.

    ResponderExcluir