Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 15 de setembro de 2023

175 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antonio morais


Raimundo Nonato Bezerra de Morais - Mundim do Vale - Foto Claude Bloc.

O meu primo, camarada e amigo Mundim do Vale, leva o tempo a contar histórias dos outros. O homem tem uma memoria prodigiosa e se lembra de todas as ocorrências de nossa terra. Não esquece uma. É uma verdadeira inciclopédia da história de nossa terra. Homem exemplar, muito bem educado pelos pais Pedro e Iraci, exemplo de filho, irmão, esposo, pai, avô e amigo. Sem duvida o maior poeta contemporâneo pela expontaneidade da poesia associada a uma grande dose de humor. Hoje, em "Historias de varzealegrenses", eu vou revelar uma proeza do Mundim do Vale quando menino. Vejam bem, quando menino, não é de quando pequeno.

O Mundim passava em determinado local de Várzea-Alegre e Cicero Bitu, filho de José Bitu, estava brigando com outro menino qualquer. Mundim seguiu em frente, e, ao se encontrar com Zé Bitu disse: Seu Zé Bitu, Cicero está brigando com outro menino lá na praça de Santo Antônio. Zé Bitu respondeu: nem prestam eles dois que estão brigando nem você que veio enredar.

José Bitu era um gênio.  Certa feita, chegou na casa dos cumpadres Pedro e Iracy, e, Pedro Piau estava misturando mel de engenho com farinha num chicrão e perguntou : Cumpadre, tem coisa mais dificil do que misturar  mel de engenho  com farinha! José Bitu respondeu : Tem!

O que! Cunpadre!

A resposta veio no embalo - "Separar depois".

10 comentários:

  1. Prezados amigos do Blog do Sanharol.

    A fonte desta informação é absolutamente segura. Mas, em respeito ao nosso querido Mundim do Vale, fica assegurado o direito de confirmar ou desmentir.

    O fato é que com esta ou com outra qualquer o que vale é a nossa admiração, gratidão e respeito por Mundim, essa pessoa extraordinaria, carinhosa, pura e bonita a quem o nosso Blog do Sanharol se tornou eterno devedor de sua colaboração, presença e participação.

    Deus te abençoe Mundim - com muita saude, paz, harmonia.

    Abraços.

    Antonio Morais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bela homenagem e reverência. Estão de parabens, os dois.....

      Excluir
  2. Primo Mundim.

    Eu nem te conto. Tu não veio a tempo, as melancias maduraram tudo, não tem mais uma que preste, estão tudo "arientas", a pra completar os cabas da Varjota deram uma passada lá e não deixaram uma só pra idez. Mas, ano que vem vamos plantar de novo, e quem sabe desta feita voce apareça com Duda.

    Parabens aí por está incluido entre estas personalidades prestimosas selecionadas pelo meu avô.

    João Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, se não.me engano, hoje este jovem é medico. Vejam que grande homem. Pedrinho Sanharol, soube transmitir as novas gerações tudo aquilo de bom, que o pai lhe concedeu

      Excluir
  3. É...

    Tai um patrimônio histórico móvel móvel, e que deve ser preservado a todo custo. Este sim, VALE a pena por que está deixando registrado para a posteridade, fatos, antes deconhecidos, e que doravante se tornarão inesquecíveis.

    E o patrimônio é este: MUNDIM DO VALE - Nome que foi legitimado pelo povo varzealegrense.

    Abraços do

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  4. O causo é verdadeiro. eu confirmo e ainda acho que fui irresponsável.
    O correto teria sido recomendar aos dois que aquela briga não valia a pena.
    só quem estava correto naquela situação era o saudoso zé Bitu.

    ResponderExcluir
  5. ESSE REALMENTE TEM MUITAS HISTORIAS,VIVIDA POR ELE OU POR OUTRAS PERSONALIDADES DA NOSSA VÁRZEA ALEGRE MUNDIM TEM UM BAÚ CHEIM CHEIM CAINO PUR AS BERADAS.

    ResponderExcluir
  6. Eita Mundim, tu correu foi cum medo de brigar e apanhar também e por pouco não apanhou dinovo!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Mundim,

    Você não estava tão errado assim, apenas quis garantir a paz dos amigos. E já que você não podia parar com a arenga dos dois, tinha que ir em busca do mais forte mesmo...

    Abraço de Páscoa

    Claude

    ResponderExcluir
  8. Raimundim, você é merecedor dessa e de muitas outras homenagens.
    Beijos no seu coração, pequeno homem grande.

    ResponderExcluir