Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 2 de janeiro de 2024

448 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


José Alves Bitu,.

Quem conheceu Zé Bitu das Lagoas sabe o quanto era bom, justo, amigo, espirituoso e bem humorado. Apesar de sisudo e a cara sempre fechada, seus repentes eram de um refino a toda prova.

Certa vez, foi ao Juazeiro fazer uma consulta medica acompanhado de uma das filhas. Chegando ao consultório tinha uma senhora com um menino muito danado. O menino não parava, quebrava um jarro aqui, rasgava uma revista ali, e assim passava o tempo todo.

Zé Bitu perguntou para mulher: a senhora só tem este filho? Não - respondeu a mulher, tenho outro maiorzinho que ficou em casa. Zé Bitu  falou de forma quase inaudível para a filha: deve ter ficado amarrado.

Noutra ocasião, chegando a casa do compadre Pedro Piau, o encontrou misturando mel de engenho com farinha. Pedro Piau perguntou: Compadre Zé Bitu, você já viu uma coisa mais difícil do que misturar mel de engenho com farinha?

 Resposta no ato: Já compadre, separar depois.

Outra vez, Maria Caetana aproximando-se para comprar cigarros disse: Seu Zé Bitu eu só tenho dois defeitos: bebo e jogo. - José Bitu respondeu no ato - Dois defeitos grandes pra uma moça.



6 comentários:

  1. José Bitu das Lagoas, era assim que o conheciamos. Marcou sua vida pela decencia e pelo trabalho. Eternizou-se com o Beco de Zé Bitu, passagem de nossa ultima viagem a casa do Pai. Honra-me muito falar de Zé Bitu.

    ResponderExcluir
  2. Bem verdade, MORAIS, Seu ZÉ BITU das Lagoas, um cidadão INTEGRO, exemplo de esposo, modelo de pai. Sob os principios da Doutrina Cristâ, viveu, construiu e educou a sua prestimosa família, cujos filhos, e netos são todos bem sucedidos, respeitados e estimados no seio da sociedade.
    Lembro-me bem do seu jeito simples, paciente, atendendo na sua bodega, quando a gente ia para o Colegio São Raimundo Nonato e lá fazia uma parada para comprar lápis, caneta, borracha, folha de papel almaço etc., geralmente nos dias de provas.
    Uma personalidade admirável...!!!

    ResponderExcluir
  3. Fui aluno de Maria Cleide e de Isabel Bitu, filhas dele. Lembro demais de Seu Zé Bitu em sua mercearia na esquina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco Giovani da Costa14 de janeiro de 2024 às 09:11

      Esqueci de me identificar.

      Excluir
  4. Quando uma pessoa não estava bem, tinha gente que dizia: fulano tá perto de dobrar a esquina de Zé Bitu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco Giovani da Costa14 de janeiro de 2024 às 09:12

      E se estivesse com a idade avançada também.

      Excluir