Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 23 de abril de 2011

CONHEÇA O CRATO EM 300 FOTOS - Galeria da Cidade do Crato e das maiores Personalidades


Conheça quem é quem na cidade do Crato ! - 300 Fotos da cidade e das Personalidades Cratenses.





"Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente."

Érico Veríssimo

A vida é muito breve! O que fica aqui para a posteridade, é o trabalho que cada um realizou em benefício da sociedade. Uma cidade não é composta somente do lugar em si, mas das pessoas que o construíram e que o constróem no seu dia-a-dia. Ao escolher as fotos para essa pequena galeria, porém com 300 trabalhos selecionados, procurei reunir algumas das minhas imagens mais significativas do Crato e da região, bem como de pessoas que são verdadeiramente, os pilares das artes e da cultura no Crato e no Cariri. Nem todos estão aí, decerto, pois não pude registrar em fotografia, mas com certeza, os que foram registrados, merecem pertencer a esta galeria de homenageados que por DÉCADAS, exercem um trabalho que deixará marcas profundas na nossa história. Nesta galeria não cabem principiantes. Procurei registrar quem realmente conduziu e conduz os destinos da nossa cidade e já possui uma história de vida e dedicaçãoao trabalho.

Esta é uma galeria que ninguém entra por ser amigo do dono, nem pode pagar para entrar, mas por ter méritos verdadeiros e uma folha de serviços RELEVANTES prestados ao Crato e ao Cariri. Fazer listagens é sempre uma temeridade, porque acabamos excluindo pessoas, mas o objetivo aqui não é registrar tudo, até porque, como falei, eu não disponho das fotos de todos os que gostaria de homenagear.

Portanto, para quem não conhece ainda o Crato, quem reside fora da cidade, ou para quem simplesmente deseja rever os velhos amigos, eis uma boa oportunidade. Passei dias selecionando o que há de mais representativo nas imagens dos lugares e das pessoas que constróem esta cidade, e moldam o perfil da nossa geração. Não é possível listar aqui, pois o trabalho seria monumental. O bom mesmo é ver a galeria completa, sem pular nenhuma foto. É preciso ter uma certa paciência, pois o slide demora para carregar. Mas ao final, vale a pena ver ou rever as belezas do Crato, e o seu maior patrimônio, os seus ícones e a sua cultura.

Diagramação e Fotos: Dihelson Mendonça ( com participações de Pachelly , Roberto Jamacaru, Wilson bernardo e Claude Bloc )

10 comentários:

  1. Linda postagem!
    Parabéns à equipe.
    Belas fotos. Poucas personalidades
    reconhecidas por mim, mas acho perfeitamente válido colocarem em evidência toda essa gente maravilhosa que faz do Crato este Paraíso!

    ResponderExcluir
  2. É...

    Dihelson:

    QUE MARAVILHA INESPERADA.

    Observei atentamente cada foto e confesso: Tive supresas agradabilíssimas.

    Vi desfilar na minha frente, um pouco do passado recente e do presente. Conheci gente que só de nome sabia da sua existencia.

    Vi o deslumbre panorâmico da nossa Chapada do Araripe, Vários angulos da nossa cidade; Pontos turísticos; Balneários; Vi as mais belas paisagens; Vi ensaios de preto e branco, e preto e branco antigo.

    Grande seleção!

    Parabéns a todos que contribuíram pra imortalizar na fotografia, a cidade do Crato, e muitos dos seus personagens.

    Um grande abraço

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  3. Grande postagem, grande trabalho. Parabens Dihelson.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, gente,

    Saibam que 96% das fotos são de minha autoria mesmo, mas coloquei os devidos créditos por uma ou outra foto que tomei emprestado de outras pessoas. Foi um trabalho de anos para fazer as fotos, e de dias para selecionar, pois devo ter aqui umas 30.000 a 40.000 fotos que já fiz da região.

    Qualquer dia desses a gente precisará ir a Várzea Alegre fazer uma cobertura dessas, só que tem os melhores horários, e num dia só não ficará todas boas, existe a questão do tempo, das núvens, do sol, da hora... para selecionar essas aí, por exemplo, de um mesmo lugar tem dezenas, mas eu escolho a mais bela possível, que foi feita no melhor horário, tudo para que saia da forma mais perfeita.

    Agraço a todos, e em especial ao Vicente Almeida, que se deteve em ver todas elas, e prestar atenção, pelo depoimento dele, a gente vê que ele viu todas as 300.

    Abração para todos vocês,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  5. A "equipe" sou eu mesmo, rs rs, com os devidos créditos dos que participaram ocasionalmente, Artemisia.

    Abraços,

    DM

    ResponderExcluir
  6. Já parabenizei no Cariricaturas e volto a fazer aqui.

    Foi um trabalho muito especial e sei que resultado de muito esforço e dedicação.

    Maravilha!!!

    Parabéns!

    Claude

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, Claude. Você faz parte. Já viu as fotos que eu postei la no seu Facebook ?

    ResponderExcluir
  8. Dihelson,

    Parabéns pelo excelente trabalho fotográfico. Eu diria de uma beleza celestial, pois você conseguiu fotografar a alma de um povo.

    Outra, eu não disponho do tempo do Almeidinha, mas admirei todas as fotos. Quer uma prova? Veja a de número 210.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Linda postagem Dihelson
    Hoje vc me surpreendeu de alegrias e recordações pois em janeiro de 2011 fim de meu passeio ai em Várzea alegre passei uma semana em Crato e presenciei muito a beleza e a hospitalidade que essa cidade tem....A praça da Sé era a que eu mais frequentava...muito linda...parabensss amigo a toda essa equipe que compartilhou com essa postagem em video...abraços

    ResponderExcluir
  10. Dihelson, ontem quando vi, li 300 fotos, mas só havia 298. Vi todas! Revi algumas, vi bem a sua que já conheço do Blog e a de Moraes que conheço de Várzea Alegre, além de praças e Igrejas, as chegadas, indo do Rio de Janeiro ou vindo de Várzea Alegre.
    Parabéns a você pelo trabalho de fotografar e selecionar, postar é de menos!!!
    Um abraço!

    ResponderExcluir