Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 24 de abril de 2011

A demagogia, como a mentira, tem pernas curtas – por Armando Lopes Rafael


O jornal Estado de S.Paulo, edição deste domingo, traz reportagem onde consta que: “Com a disparada do preço do etanol, que subiu mais de 30% nos postos de combustível desde o início do ano, os motoristas migraram em massa para a gasolina, provocando escassez do produto. Faltou combustível em alguns postos do interior de São Paulo e a Petrobrás e os usineiros chegaram a importar gasolina e etanol” (...) “A situação vai provocar um déficit de US$ 18 bilhões na balança de derivados de petróleo este ano” (2011).


Tal fato não surpreende a quem acompanha, mesmo superficialmente, os fatos relacionados com a economia brasileira. Surpreendente é muitas pessoas terem acreditado no falastrão ex-presidente Lula, o qual – em 2007 – num discurso inflamado no 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade, afirmou: “Queremos produzir com valor agregado. Vamos ter refinarias para produzir gasolina Premium para exportar para a Europa e para os Estados Unidos. Não vamos ser exportadores de óleo cru”. Desnecessário dizer que, naquela ocasião, o ex-presidente, foi muito aplaudido.


Já em 15 de março de 2010, em viagens pré-eleitorais, mais precisamente ao Estado do Rio de Janeiro, Lula voltava a ser aplaudido quando declarou: “Nós temos investido em novas refinarias, porque nós acreditamos que com o pré-sal o Brasil vai ser um grande exportador de derivados de petróleo. Nós queremos exportar produtos que possam gerar maior ganho para a Petrobras e maior ganho para o Brasil." E, depois de ouvir os gritos bajulatórios de “Este é o Cara”, o falastrão presidente acrescentou: “Estão em curso as obras de outras refinarias no Maranhão, Ceará, Pernambuco e no Rio Grande do Norte”.


Todo mundo sabe que essas alardeadas refinarias ainda não saíram do papel. Até agora tudo se resume a promessas eleitoreiras para eleger Dilma Rousseff e demagogia digna de uma republiqueta de banana. Isso não impediu que os fanáticos lulistas passassem para a opinião pública a ideia de que essas promessas de refinarias já eram obras em andamento. E ai de que ousasse discordar desse ôba-ôba que tomava conta do país...

Pobre massa ignara! A realidade mostra que o Brasil vive um momento de pressão inflacionária. Não somos autossuficientes em petróleo como alardeavam as autoridades do governo passado para enganar a opinião pública. A Petrobrás alega que teve prejuízo de janeiro a abril de 2011, na venda de combustíveis, derivados do petróleo, no mercado interno. As importações da gasolina chegaram aos maiores níveis dos últimos 40 anos...
Se a mentira tem pernas curtas, elas são mais curtas ainda quando se junta mentira com demagogia para iludir os incautos...
Texto e postagem de Armando Lopes Rafael

7 comentários:

  1. O povo não percebeu nem percebe que antes do presal tem a "Lama" a politicagem barata e mentirosa tornando os combustiveis brasileiros os mais caros do mundo.

    ResponderExcluir
  2. Sr. Armando Rafael "O antilula"

    Vou me valer da paráfrase, recurso estilístico que consiste em reescrever com suas palavras as ideias centrais de um texto. Tenho medo de gente conservadora. O conservador, em geral, tem um que conspiratório, melhor dizendo de puxa saco. Surpreendente, Sr. Armando Rafael, é pessoas de razoável inteligência como a sua, acreditar no falastrão FHC. A pseudo intelectualidde brasileira USPIANA, depois de ouvir os gritos bajulatórios da SORBONNE, se calam diante do "principe" FHC quando chama todo o povo brasileiro de caipira e que adora estrangeiro, ou seja quem desrespeitou esse imenso país e sua gente, classificando-o como uma república de bananas foi seu antecessor. Quando diz que nós lulistas somos fanáticos, (disse lulista e não ptista) estaria incluindo também os partidários de FHC? Ou só é fanático quem gosta do Lula? Repito: Tenho medo de fazer perguntas a conservador, eles se apresentam com ar de sabichão e ai de quem refutar.
    Quanto a mentira ter pernas curtas, eu concordo, e elas são mais curtas ainda quando se junta mentira com demagogia para os iludidos e incautos. Quanto ao povo, do qual pertenço, dessa vez estou com ele, o qual nunca o considerei massa ignara.

    *Como o senhor pode ver, seu discurso coube perfeitamente no meu.

    Boa páscoa pra o senhor e família!

    ResponderExcluir
  3. Sr. Francisco Gonçalves de Oliveira:

    Não entendi sua contestação ao meu articuleto. Em nenhum momento ele tratou de FHC. Limitei-me a citar literalmente a demagogia e a gabolice do falastrão ex-presidente Lula. Por que ao invés de defender Lula o Sr. só faz atacar FHC?

    O que escrevi é verdade. Foi tudo divulgado na mídia. O Sr. deve ter percebido que eu nunca critiquei dona Dilma Rousseff. Não porque concorde com tudo que ela faz. Discordo de muita coisa da atual presidente. Mas ela tem pelo menos postura séria. Além de saber ler (tem curso superior) não vive falando bobagens...

    A propósito um conhecido meu (o economista Wellington Justo, aqui de Crato) enviou-me o seguinte comentário:

    “Prezado Armando,
    Acrescente que Lula chegou a "desafiar" Obama pedindo que retirasse as taxas para o Brasil encher os EUA de Etanol de cana-de-açúcar. Parece piada, nestes dias o Brasil teve que importar etanol dos EUA”.

    Este sim, entendeu o espírito do articuleto...

    PS – Veja como são as coisas. O Sr. tem medo dos conservadores (?). Já eu tenho medo é dos comunistas, os quais, onde quer que se instalem não admitem oposição, nem direitos democráticos, nem liberdade. A ditadura do proletariado onde foi implantada só trouxe fome, miséria, paredón de fuzilamentos, gulag para prisioneiros de consciência, opressão, mentira, violação dos direitos humanos e tirania.

    Foi assim nos finados regime comunista da União Soviética, Albânia, Bulgária, Tchecoesclováquia, Estônia, Lituânia, Letônia, Hungria, Polônia, Romênia, Alemanha Oriental, Bulgária, dentre outros, cujas ditaduras ruiram de podridão entre 1989–1993. Mas, infelizmente ainda restam as ditaduras comunistas de partido único em Cuba, Vietnan e Coréia do Norte.

    ResponderExcluir
  4. Sr. Armando Rafael

    O senhor atira pra tudo que é lado. Para comentar um comentário seu, seria preciso escrever uma tese! Mas, eu aconselho ler novamente sua postagem e o meu comentário. Leia com calma. Tome primeiramente um capo d'agua, faz relaxar. Não vou entrar em pequenos detalhes do meu comentário o que está escrito pode ser lido e relido por quem achar conveniente. Uma pergunta, não se irrite: O nobre articulista por acaso já viajou por todos esses países ditos comunistas citados em seu comentário?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Francisco Gonçalves:
    Não precisa ir ao Iraque para saber do caos que está por lá...
    Não é preciso parir um filho para saber que a mulher geme de dor ao fazê-lo...
    Não é preciso visitar os ex-países comunistas par saber que o comunismo foi o mais desumano e anti-natural regime político que já governou -- com chicote no lombo, fuzilamentos, prisões e fome -- as pobres populações dos países da Cortina de Ferro...
    Nações onde esse regime (que ainda hoje tem incautos e inocentes úteis que defendem) ruiu como carta de baralhos...

    ResponderExcluir
  6. Obrigado por me chamar de "anti Lula". Eu o sou com muito orgulho!
    Se tivesse dito o contrário eu consideraria uma ofensa...

    ResponderExcluir
  7. Armando Rafael

    Seus cometários nos faz lembrar do Simão Bacamarte personagem do Romance de Machado de Assis "O Alienista," desarme o bacamarte Armando! Quando você diz que a Dilma tem curso superior e o Lula não, por isso confia mais nela que em Lula, eu fico aqui pensando em todos meus grandes e queridos amigos que, embora não tenham concluido uma faculdade, tem competencia suficiente para governar esse país. Isso que o senhor diz é preconceito puro!
    Que pena! Que pena...
    Quanto ao conhecimento desses países citado por você, é importantíssimo o conhecimento in loco, mas mesmo assim não garante uma opinião isenta de preconceito.

    ResponderExcluir