Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 13 de abril de 2011

008 - Historias de varzealegrenses.

Matriz de Varzea-Alegre - foto do dia 30 de Agosto de 1918.

Jose Alves Bezerra - Zé de Chiquinho.

Esta igreja que se vê na foto de 1918, foi demolida para dar lugar a igreja matriz atual. Os trabalhos eram realizados em remige de mutirão ou adjuntos. Um dia um sitio, outro dia outro sitio, e assim, se reversavam até o final.

Jose Alves Bezerra, Jose de Chiquinho, morava no Sanharol, era casado com Raimunda, filha de Santana do Sanharol. O casal tinha uma filha conhecida por Benedita que se casou posteriormente com Jose Feitosa filho de Antonio Alexandre do Canto.

No dia do adjunto do Sanharol, ao amanhecer o dia, quando estavam fazendo a ordenha das vacas Jose de Chiquinho contou que havia sonhado um pesadelo estranho. Dizia que torre da igreja começava a cair e ele corria e a torre seguia em perseguição.

Antonio de Sanharol disse: Jose se eu fosse voce não ia ao adjunto. Mesmo assim Jose de Chiquinho foi para o mutirão e, ao meio dia, quando suspenderam os trabalhos para o almoço, Jose de Chiquinho passava por baixo de um andaime, e, Joaquim Alves Bezerra, conhecido por Salgueiro, irmão de sua mulher Raimunda, não percebendo sua presença soltou um tijolo que o atingiu a cabeça levando a morte imediata.

Foram momentos de tristeza que marcaram as familias do Sanharol durante a construção da atual igreja matriz de Varzea-Alegre.

aam.


Um comentário:

  1. Jose de Chiquinho foi casado com Raimunda de Santana do Sanharol, que depois de viuva se casou com Seu Nelinho. Do casamento com Jose de Chiquinho nasceu apenas uma filha de nome Benedita, casada com Jose Feitosa, residentes em Fortaleza. Tenho noticias de uma neta de Benedita que reside em Varzea-Alegre, é a esposa do Dr. Carlyli.

    ResponderExcluir