Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 1 de março de 2023

Nada substitui a experiência - Antonio Morais


O fazendeiro resolve trocar o seu velho galo por outro que desse conta das suas galinhas. Ao chegar o novo galo, percebendo que perderia as funções, o velho galo foi conversar com o seu substituto. Olha, sei que já estou velho e é por isso que o meu dono o trouxe aqui, será que você poderia deixar pelo menos duas galinhas para mim? O que é isso, velhote? Vou ficar com todas. Mas só duas. Ainda insistiu o galo. Não já disse! São todas minhas. Então vamos fazer o seguinte, propõe o velho galo, apostamos uma corrida em volta do galinheiro. Se eu ganhar, fico com pelo menos duas galinhas, se eu perder são todas suas.

O galo jovem mede o velho de cima para baixo e pensa que, certamente, ele não será capaz de vencê-lo. Tudo bem, velhote, eu aceito. Já que realmente minhas chances são poucas, deixe-me ficar vinte passos a frente, pediu o velho galo. O mais jovem pensou por uns instantes, e aceitou as condições do galo velho.

Iniciada a corrida, o galo jovem dispara para alcançar o outro galo. O galo velho faz um esforço danado para manter a vantagem, mas rapidamente esta sendo alcançado pelo mais novo.

O fazendeiro pega a sua espingarda e atira sem piedade no galo mais jovem. Guardando a arma, comenta com a mulher: Não estou entendendo, já é o quinto galo gay que agente compra esta semana. O filho da mãe largou as galinhas e estava correndo a traz do galo velho, vê se pode.

2 comentários:

  1. Experiencia do velho e ganancia do novo. Custava nada deixar uma baradinha pru velho, quem sabe ficasse de socio. Foi querer tudo levou chumbo. Bem feito.

    ResponderExcluir
  2. Uma bela fábula, com humor acentuado, KKKKKKKKKK!
    Mas é assim na vida. Cuidemos para não chegarmos a tal ponto de ganância.
    Abraços

    ResponderExcluir