Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 7 de abril de 2011

454 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Quem não conheceu Neguin de João Lopes em Várzea-Alegre? Era afilhado de José André do Sanharol e toda semana santa estava de plantão na localidade a tomar vinho.

Era o primeiro a chegar e o ultimo a sair. Neguin era astucioso, medonho, cheio de leras, andava geralmente na companhia da mulher e sempre promovendo alguma arenga.

Um dia sua mãe mandou Neguin ir ao mercado com uma certa quantia em dinheiro para comprar uma carne para fazer o almoço de uma visita.

Neguin, vá lá em Zé de Jovino e traga este dinheiro de carne. Mas, olhe bem, eu só quero se for da boa, se for chã de dentro.

Neguin saiu e na primeira esquina tinha um caipira, o danado se entreteu e quando menos procurou o dinheiro estava no bolso de Boris, o banqueiro do jogo.

Neguin juntou as ultimas pratas e foi ao açougue: Comprou meio quilo de tripa salgada e foi pra casa. Quando a mãe viu as tripas deu o maior pinote: Eu te mandei comprar chã de dentro e tu trouxe isso? Neguin na maior calma do mundo: foi mãe, e, mais de dentro do que as tripas só se for a merda.


4 comentários:

  1. Neguin faleceu ainda jovem, mas deu sua contribuição para nossa terra do seu jeito. Duvido que alguem que o conheceu não lembre suas proezas e presepadas e não dê boas risadas. Beguin fez rir. Tem arte maior?

    ResponderExcluir
  2. O BLOG DO SANHAROL, ESTAR DE PARABÉNS POR MANTER VIVAS NAO SOMENTE AQUELES QUE SAO CONSIDERADOS PELA SOCIEDADE PARA HISTORIA DO MUNICIPIO . MAS TAMBÉM AQUELES PESSOAS SIMPLIS QUE SOMENTE PELA SUA SIMPLICIDADE JÁ CONTRIBUEM DE SOBRE MANEIRA, COM ALGUM VALOR PARA A NOSSA HISTÓRIA
    NEGUIM DE JOÃO LOPES MAIS UMA DAS NOSSAS CARISMÁTICAS FIGURAS

    ResponderExcluir
  3. Conheci Neguim João Lopes,era uma figura bebia a suas cachaças mais não pertubava ninguém,era diferente dos ortros bébados que so servem para encher o saco dos outros.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Lima.

    Obrigado pelo testemunho. Neguin era uma graça. Não fazia mal a ninguem. Fazia Rir.

    ResponderExcluir