Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O Brasil e a Reforma Agraria - Por Antonio Morais

O presidente João Goulart - foto foi um dos maiores defensores da Reforma Agrária no Brasil. No exercício da presidência, passava por uma estrada no Estado de Minas Gerais e viu um casal debaixo de uma ponte. Mandou parar o carro foi até o casal e perguntou porque eles viviam naquelas condições. Resposta: porque não temos um pedaço de terra para trabalhar. O presidente mandou preparar a documentação de uma área de terra e entregou em mãos a escritura.

Poucos mesas depois de passagem pelo mesmo lugar lá estava o casal, debaixo da mesma ponte nas mesmas condições anteriores. O presidente mandou parar a comitiva e perguntou novamente: o que houve agora, o que faltou? O casal alegou a falta de um trator e implementos agrícolas. Imediatamente o presidente autorizou a compra e os entregou.

Poucos dias depois passando pelo mesmo local se repetia a mesma cena. O presidente desceu do carro, desta feita já aborrecido e perguntou: E agora o que está faltando? O caboclo esticou uma perna, encolheu a outra e disse: Um casalzinho de Japoneses.

2 comentários:

  1. Isso é vergonhoso para um povo que é forte e visto como corajoso.

    ResponderExcluir
  2. Artemisia.

    É verdade. Não conheço nenhum projeto de assentamento que tenha dado certo. As aves de arribanção estão sempre de uma parte para outra, as mesmas a fazer desordem. O governo que aprovava ontem, endureceu no puder, esvaziou o movimento com o Bolsa Familia, segundo João Pedro Stedile.

    É bem mais pratico dar logo o dinheiro, faça dele o que quiser, venha apanhar no próximo mês novamente, enquanto a país aguentar, é claro.

    ResponderExcluir