Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 5 de abril de 2011

PAU DE SEBO - Por Mundim do Vale

Numa sexta-feira da paixão,o prefeito de Várzea Alegre promoveu algumas brincadeiras na avenida velha. Era: Quebra pote,corrida de saco e pau de sebo que nem era pau nem era sebo.Era um cano de ferro com seis metros de altura passado graxa e uma bandeira do município afixada no topo.Quem conseguisse subir tinha que trazer a bandeira para trocar com o Senhor prefeito por cinquenta cruzeiros.
Em um palco improvisado estava o Prefeito, a primeira Dama, algumas autoridades e o locutor com um sistema de som igual a som de grevista, que era para entrevistar os vencedores.
Depois de algumas brincadeiras, foi feito o pau de sebo. O publico e a torcida ficavam a margem da praça e no centro o pau de sebo. O atleta era conduzido pela torcida até o pau de sebo para que houvesse mas incentivo.
O primeiro candidato foi Renato de Zé Sobrinho. Subiu apenas dois metros,escorregou, levou uma vaia e saiu sujo de graxa; em seguida foi a vez de Casega de Pajé que aconteceu a mesma coisa. Enquanto isso Chico Guedes, que era sobrinho da engomadeira Armerinda Guedes, estava no canto da praça com uma roupa branca e bem engomada,achou que devia participar e falou para tia:
- Tia, eu tombém vou vadiar no pau de sebo!
- Não Chico! Aquele pau está sujo de graxa e eu tive muito trabalho para engomar a sua roupinha.
Nessa hora Chico Bento tinha tentado e não conseguiu nem tirar os pés do chão. Chico Guedes pegou um descuido da Armerinda e correu pra lá. Tentou a primeira vez subiu um metro e meio e escorregou. Na segunda vez subiu um metro e meio e escorregou novamente, na terceira quando estava com dois metros,parou como quem ia desistir mas de repente surpreendeu todo mundo. Numa velocidade incrível subiu até o topo e ficou passando as mãos sujas na bandeira. A torcida em baixo gritava estérica para ele trazer a Bandeira.
Lá de cima Chico perguntou:
- É prumode eu levar a rudia?
- È, é, é, é!
Chico desceu com a bandeira e o locutor o chamou para o palco para receber o prémio e fazer os agradecimentos.
Quando Chico chegou todo sujo o locutor falou:
- Muito bem Chico! Você foi o campeão. Mas explique aqui para o Senhor prefeito e a senhora primeira Dama, como foi que você conseguiu chegar lá em cima. Pelo jeito é muito dificil, não é mesmo?
- É divera! Eu inté quiria seadescer, mais Zé de seu Totô deu uma dedada no meu caneco, aí o jeito qui teve foi eu seassubir.


Dedicado a Dr. Polvinha.

3 comentários:

  1. Raimundinho,

    Essa técnica empregada por Zé de Seu Totô funciona ainda hoje. Conheço pacientes que fogem de consultórios médicos só em pensar de expor o seu Zé de Obraite para o Proctologista, apesar de exintir também o grupo dos simpatizantes.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Mundim e Dr. Savio.

    Um conterraneo nosso, de historias mil, carecia fazer um exame com um proctologista. Os problemas iam desde o preço da consulta, pois o homem era muito financista, até deixar fazer o exame em si.

    Depois de tudo, faltava apenas comunicar quanto havia sido os custos. Quando a filha informou o valor o velho disse: Eu não metia o meu dedo no monossilabo de um cabra nem por um milhão ele fez isso por 150,00.

    ResponderExcluir
  3. Eita, meninos, vocês querem me matar de rir?

    Mundim do céu, adonde é que tu guarda esse baú de histórias, hem?

    Abraços sobralenses,

    Claude - Flor da Serra Verde.

    ResponderExcluir