Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 8 de abril de 2011

TIROS NO CORAÇÃO DAS FAMÍLIAS - Por Vicente Almeida

Nunca o Slogan da Campanha da Fraternidade esteve literalmente em tão alta sintonia com a realidade: "A Terra geme em dores de Parto".

Nós brasileiros, ainda estamos estarrecidos e em estado de choque, com a brutal e ignominiosa ocorrência que vitimou com o assassinato cruel e desditoso, mais de uma dezena de crianças no Rio de Janeiro.

A psicanálise não consegue explicar de modo satisfatório, comportamentos inumanos como o daquele senhor.

O estampido de cada detonação, Ainda ecoa no coração dos brasileiros e deixará marcas indeléveis. A insegurança é profunda.

Imaginemos agora como ficam durante certo tempo; pais, avós, tios, amigos e demais parentes das pequenas vítimas, tendo em vista, que a mídia disseca os fatos, nos mínimos detalhes, fazendo-os sofrer cada vez mais.

Devia este ato tresloucado, ser matéria de estudo, de meditação e busca por um mundo melhor, começando por cada um de nós, sem esperar que os poderes constituídos tomem decisões.

À sociedade compete antecipar essa busca de melhoramento interior. Assim procedendo, teríamos chance de minimizar sofrimentos e amarguras inimagináveis em nossas famílias.

O Brasil já possui um imenso histórico de fatos desta natureza, mas, não conheço nenhum outro semelhante a este.


***********************************************************

E para não me aprofundar, ampliando mais ainda a insegurança de todos nós, apenas posso sugerir aos que possuem e amam crianças, sob suas guardas ou não, e se sentem desiludidos, com risco de sucumbir diante da perspectiva de um revés contra ela:

- Nunca se esqueçam de orar, e rogar a proteção divina, agora e sempre.

Os que não sabem orar sugiro que aprendam. Quando oramos, não estamos fazendo nenhum benefício a Deus, Ele é infinito em tudo e nada precisa de nós.

Quando oramos, estamos rogando por nós mesmos, estamos nos colocando em sintonia com Ele, e enquanto assim procedermos, muitos males serão evitados, bem mais do que pode imaginar a nossa vã filosofia. Tenho certeza absoluta do que lhes afirmo, por que é assim que vivo. Aqui não há espaço para maiores revelações desta minha afirmativa.

Não é absolutamente necessário buscar uma igreja ou templo para fazer suas orações, como também não tem a menor importância pronunciar essas orações decoradas, quando a mente e o coração não estiverem em sintonia com as palavras proferidas.

Se você dispõe de tempo. Muito bem, visite o templo ou igreja da sua predileção e ore, só ou acompanhado. A força do amor e da oração remove muitos obstáculos em nossas vidas.

Se você acha que não tem tempo para orar, pode ser por que está se sentindo auto-suficiente demais para pensar em Deus, feliz demais para pensar em Deus, ocupado demais para pensar em Deus. Eu pessoalmente acho, que todas essas situações são motivos mais que suficiente para pensar em Deus, entrar em sintonia com Ele e agradecer tudo que recebemos, antes que chegue um dia em que será tarde demais para pensar em Deus.

O que é a oração? É o pensamento voltado momentaneamente para a divindade. Orar é conversar com Deus mesmo que mentalmente, mas, que esse pensamento parta da pureza do seu coração, que suas palavras, ainda que não pronunciadas, sejam verdadeiras e sentidas pela sua alma. Esta é uma grande oração, Deus escuta, e pode ser feita em qualquer lugar, a qualquer hora. Mas, a maior oração, é o "Pai Nosso". Sem qualquer valor, se for pronunciado sem o poder da atenção. Na primeira parte você louva ao Senhor, na segunda parte você roga por suas necessidades e tudo virá a seu tempo.

Os grandes, horríveis e inqualificáveis crimes, só existem ainda por que estamos nos distanciando do Criador e dos ensinamentos que Jesus Cristo nos legou. Estes tempos foram profeticamente previstos há milênios.

Percebo que ainda há muita gente, com vergonha de falar sobre Jesus Cristo, acham que isto é coisa de beatos.

Precisamos lembrar que somos templo do Senhor, ele habita em cada um de nós. Imagine que só existimos por que Ele assim o quis, logo, somos uma centelha do seu amor. Pense um pouco sobre isto.

Estas são ponderações pessoais, não significando o pensamento do leitor.

Escrito por Vicente Almeida

08/04/2011

10 comentários:

  1. Muitas vezes, ao acordarmos, precisamos travar um grande combate para iniciarmos o dia e superarmos os nossos limites.

    Certamente não podemos nos deixar guiar pelos nossos sentimentos, porque eles mudam de uma hora para outra. A sabedoria consiste em nos deixarmos ser guiados pela Palavra do Senhor, que nos encoraja e nos impulsiona a decidirmos sempre pelo bem.

    Em meio às lutas, às dificuldades e aos complexos e vícios que nos assolam e querem nos tornar impotentes, proclamemos com fé e determinação: “Tudo posso n’Aquele que me fortalece” (Fl 4,13).

    Quando temos a coragem de deixar a nossa vida ser guiada pela Palavra de Deus, tudo se transforma e ganha um novo sentido e um novo entusiasmo.

    Jesus, ensina-nos a pautar a nossa vida pela Sua Palavra.

    Jesus, eu confio em Vós!

    ResponderExcluir
  2. Numa hora dessas agente fica impotente nem escrever algo pode. Não adianta encontrar culpados. Mas, é triste observar politicos aparecendo nesta hora de desespero do povo.

    ResponderExcluir
  3. Vicente Almeida

    A tragédia no rio foi realmente um marco, em termos de crimes praticados por alguém com perturbações mentais.
    Vicente, permita-me discordar quando diz que não é necessário buscar uma igreja para fazer suas orações. Acredito que, boa parte da violência do mundo, nos dias de hoje, é por falta de religião. Essa tese Luterana de que basta ler a Bíblia e pronto, a meu ver não é uma atitude sensata. Para que possamos cuidar melhor da nossa família é importante a colaboração de uma instituição religiosa sadia.
    Com o surgimento da imprensa os livros sagrados foram editados indiscriminadamente possibilitando a cada indivíduo a livre interpretação dos mesmos, pois sabemos que alguns livros não são recomendados a todos e somente aos iniciados.
    Bem, infelizmente foi mais uma tragédia e justamente na cidade onde o sincretismo religioso é mais evidente.

    ResponderExcluir
  4. Morais,

    Ao ler este magnífico e oportuno texto do Vicente Almeida, seguido pelo comentário da amiga Klébia Fiuza tenho a plena convicção que fiz a minha oração do dia. A oração, como diz estas sábias papavras, faz a conexão do homem com o seu Deus. Não importa qual seja a sua religião, o importante é que você exerça o compromisso com a fá, para colher definitivamente os bons frutos. Rezemos por um futuro melhor e pela paz dos homens!

    ResponderExcluir
  5. Rezar, orar, meditar, Deus,
    Javé, Iavé, Jeová. Não importa a sua religião ou filosofia religiosa, importa a sua fé em Deus, em si e no outro. Podemos e devemos rezar toodos os dias. Estar em sintonia com a Força Maior que eu chamo de Deus na sua Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), mas é preciso o encontro com o irmão daí a necessidade do encontro no Templo: Casa de Deus ou sua casa. Como vou saber do meu irmão se fico acomodada dentro do meu mundo. Tudo o que acontece na vida tem uma razão de ser. Estamos tristes, mas a vida continua. Dolorosa para nós, pior para as famílias vitimadas. Peçamos ao Deus que tudo pode que dê sabedoria para que eles superem o trauma. Amém.

    ResponderExcluir
  6. É...

    Klébia

    A sua expressão está absolutamente correta: "Quando temos a coragem de deixar a nossa vida ser guiada pela Palavra de Deus, tudo se transforma e ganha um novo sentido e um novo entusiasmo".

    Morais (Blog do Sanharol):

    O mundo é desta forma mesmo, enquanto uns choram, outros riem e passam ao largo.

    Francisco Gonçalves:

    Vamos por tópicos.

    O que afirmei foi:

    "Não é absolutamente necessário buscar uma igreja ou templo para fazer suas orações".

    A seguir completei: "Se você dispõe de tempo. Muito bem, visite o templo ou igreja da sua predileção e ore, só ou acompanhado".

    A minha intenção foi mostrar que para conversar com Deus, quando queremos orar, qualquer lugar serve. Não há desculpas.

    Segundo você, boa parte da violencia no mundo deve-se a ausencia da religião.

    Então não devia haver tantos conflitos entre judeus, muçulmanos e outros povos daquela Região, por que ninguem reza tanto quanto lá.

    O Oriente é riquíssimo em religiosidade. Vão ao templo para rezar seis vezes ou mais ao dia. Entretanto alguns países tratam a mulher como um simples objeto sem forças nem direitos.

    Quanto a Bíblia. Não mencionei neste texto, mas te digo com segurança: Não basta ler e decorar versículos e capítulos para se tornar sábio.

    É preciso buscar o ensinamento profundo existente nas entrelinhas, no simbolismo e nas parábolas. Há que se pesquisar além da Bíblia para podermos entender a Bíblia, e por ai vai...

    Tranquilize-se, sou Cristão fervoroso, e reconheço que aqui estamos apenas externando nossas idéias. Mas a religião que busco, é uma religião universal, onde todos encontrem Deus em Espírito e Verdade.

    Sávio:

    Você acertou em cheio a idéia da oração em qualquer lugar.

    Artemísia:

    Esta é a idéia central, Deus está em todos os lugares e em todas as religiões, e entende todas as línguas. Uma religião não é melhor que a outra. Para Ele o que vale é a pureza dos nossos pensamentos. É a nossa conduta que falará por nós.

    Abraços a todos

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  7. Reforço o pensamento de Dr. Sávio. Precisamos não perder esse elo com Deus através da oração... Colocar como objeto de nossas preces nossos sentimentos humanitários entregando-nos com FÉ a essa oração.

    Depois, saber agradecer pelas inúmeras Graças que nos chegam a cada dia e que muitas vezes, desatentos, não conseguimos enxergar.

    Obrigada, Vicente, por nos permitir enxergar esse alerta.

    ResponderExcluir
  8. Vicente

    Concordo com sua colocação, porém no oriente médio não podemos dizer que se trate de violência propriamente dita, e sim de uma guerra, que de acordo com a doutrina deles é uma guerra santa. Entre o mundo cristão e o muçulmano, prefiro o mundo cristão. Quem é católico ou protestante, ao visitar o oriente médio vai aprender a amar mais uns aos outros.
    Bem, não vou desviar o assunto o fato é que, o que houve foi uma tragédia que jamais sairá da nossa mente. Os familiares das vítimas irão precisar de muita força para continuarem suas vidas.

    ResponderExcluir
  9. Vicente,

    você com a sua formação relgiosa é bem acolhida por todos nós.Concordo com seus ensinamentos,por meios de arações e louvações conversamos com DEUS,aquele que nos fortalece espiritualmente,devemos orar por esse mundo diferente daquele que ele nos ensinou.Abraços

    ResponderExcluir
  10. É...

    Claude:

    Vivemos hoje como se ainda estivéssemos nos tempos da barbárie.

    Nas nossa juventude, aprendemos a amar a Deus, éramos mais felizes e seguros. Não compreendo por que todos esses valores foram de repente esquecidos.

    No meu compreender, o ser humano esqueceu completamente os valores morais e espirituais.

    Nada melhor do que de vez em quando, a gente tentar lembrar a esse povo que Deus existe.

    Francisco Gonçalves:

    O importante é aprender a amar a humanidade, respeitando suas limitações.

    Rolim:

    Sua palavras refletem seus pensamentos cristãos, e se associam aos meus.

    Abraços do

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir