Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 14 de abril de 2011

A toalinha molhada de suor do “Apóstolo” – por Padre Luis Erlin (*)


É praticamente impossível que você, ao zapear os canais de TV, nunca tenha parado alguns minutos para ouvir o pastor – desculpe, pastor não, bispo... errei de novo... – o apóstolo, o auto-intitulado apóstolo Valdomiro (foto ao lado). Difícil não ter se deparado com ele, pois o “apostolo” esta, sem exagero, mais de 18 horas no ar diariamente.


Os cultos são um show, sem muito conteúdo religioso. O que mais aparece são os relatos de curas das mais variadas. O próprio “apóstolo” se encarrega de escolher ao vivo os milagres mais surpreendentes. Se a conversa sobre a graça não flui, ele logo escolhe outra pessoa que faça chorar ou emocione mais os telespectadores.

Nos cultos em praças abertas, o “apóstolo” fica lavado de suor. Sempre em seu ombro esta uma toalhinha para que ele possa se enxugar. Depois que a toalha foi usada, joga-a para a multidão, que literalmente se estapeia para conseguir a “relíquia”. “Relíquia?”Sim! Para seus fiéis, o suor do apóstolo é milagroso.


Vamos por parte, não seria justo escrever este artigo para ridicularizar a fé desse povo, mas tem alguma coisa que eu não compreendo. Esta é minha duvida e por isso escrevo sobre esse assunto: mais de uma vez eu ouvi o pastor pregando contra a mediação dos santos, o uso de imagens pelos católicos etc. Vejo em tudo isso uma incoerência muito grande. Como sabemos, nós não adoramos imagens. Elas nos recordam os homens e mulheres que passaram pela terra e hoje, juntos de Deus, tem o poder de interceder por nós.


No caso do “apóstolo”, ele foi “canonizado” em vida. Segundo os fiéis, é ele quem “opera os milagres”. A toalha do “apóstolo” Valdomiro embebida de suor é a divinização do humano.


Desculpem se eu estiver sendo muito duro, mas nesse caso, e em muitas outras igrejas evangélicas que visam lucro, o centro da pregação não é o Cristo, não é a bíblia, não é a mensagem que liberta, mas a tentativa de endeusar “pastores”, “bispos” e “apóstolos”.


O endeusamento desses lideres religiosos transforma a fé do povo em cegueira, na busca do milagre, da graça... e o povo, em desespero, se deixa manipular facilmente. Na igreja Mundial do Poder de Deus, os fiéis não pagam o dizimo, mas o “trídizimo”: 10% para o Pai, 10% para o Filho e 10% para o Espírito Santo – todo esse dinheiro esta sendo investido na compra de um avião de grande porte para as viagens do “apostolo”. A toalhinha molhada de suor faz milagres. Disso ninguém pode duvidar.

(*) Padre Luis Erlin, cmf. Missionário Claretiano, formado e Filosofia, Teologia e Jornalismo. Transcrito da revista “Ave Maria”, Março de 2011)

10 comentários:

  1. Prezado Armando.

    Até bem pouco tempo os brasileiros eram predominantemente catolicos apostolicos romanos. De duas decadas pra cá proliferaram igrejas e religiões em cima uma das outras. Como catolico não compreendo a razão do fenomeno, mas algo deve ter contribuido, porque uma coisa é certa: não existe pregador sem seguidor. As igrejas estão cheias de fieis. O que houve? Eu continuo catolico apostolico romano.

    ResponderExcluir
  2. Armando,a minha primeira catequista foi minha mãe, hoje com 93 anos de idade. Continuo católica apostólica romana e vejo este fenômeno com tristeza. Sinal de lavagem cerebral. As pessoas não compreendem que Deus é amor e que só Deus basta. Os Santos e os anjos são nossos modelos muitas vezes vivos e bem próximos de nós.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Artemisia.

    Minha catequista foi a minha avó Josefa de Pedro André do Sanaharol. Até meus oito anos tomava a benção ao Padre Otavio. Aprendiamos com os exemplos e não com o que diziam. O fato é que nada acontece a toa, sem uma razão, sem um motivo. Algo aconteceu.

    ResponderExcluir
  4. Gente,
    Sou cristão protestante, convertido desde 2007, mas concordo em parte com o texto do padre. Acredito na Bíblia e em Jesus Cristo.
    O culto deve ser como o apóstolo Paulo afirma “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Romanos 12:1)
    e também “Tudo, porém, seja feito com decência e ordem” (I Coríntios 14:40). Parece que o nosso amigo Valdomiro tá passando é longe. Na dúvida, leia a Bíblia. Ali é você e Jesus, sem intermediários adicionais para contatar Deus!

    ResponderExcluir
  5. Sou Católica Apostólica Romana e aqui em Portugal desenvolvo um trabalho como catequista na Paróquia do meu bairro, adoro, e me sinto realizada em evangelizar jovens. Mostrar através da palavra de Deus o amor dEle por nós, para que esse amor faça a diferença...
    O mundo tem fome e sede de Deus.
    Parabéns pela postagem, Armando.

    ResponderExcluir
  6. Caro Armando, sou de uma família católica. Sigo com muito orgulho os ensinamentos herdados dos meus avós e pais. Às vezes vejo o Valdomiro, o décimo terceiro apóstolo de Jesus, mas não comungo com o que ele tenta pregar para os menos esclarecidos. Estou totalmente a favor do Padre LUiz Erlin.

    Raimundo Nonato Rodrigues, o paraibano e amigo de Varzea Alegre.

    ResponderExcluir
  7. Sobre esta postagem foi bom observar que todos os comentários acima feitos foram escritos com ética, respeito aos fiéis do “apóstolo” e isentos de preconceitos religiosos.

    Mas permita-me lembrar duma coisa que vem chamando a atenção do público brasileiro:
    Outro dia, uma revista de informação semanal divulgou que o “apóstolo” Valdomiro já é proprietário de um jatinho, carros importados, e outros apetrechos usados por milionários.

    Ora, a disputa – na TV – entre o “apostolo” Valdomiro e o “bispo” Edir Macedo é sobre a quantidade de “milagres” realizados ao vivo.

    Esse fenômeno neopentecostal nada mais é do que a exacerbação da megalomania que se instalou no seio da sociedade dita evangélica, mas, por amor à verdade, temos de reconhecer que ainda existem igrejas evangélicas agindo com seriedade, como é o caso da Igreja Batista, Presbiteriana, dentre outras.

    ResponderExcluir
  8. Valdomiro para quem não sabe até 1998 pertencia a Igreja Universal do Reino de Deus e saiu da mesma porque brigou com Edir Macedo. Porque será que os dois brigaram? Será que foi por causa do Evangelho?
    Já se sabe, e a revista Época divulgou isso em uma de suas edições que se continuar como está em 5 anos Valdomiro ultrapassa Edir Macedo na riqueza e nos bens.
    Já vi na internet e quem quiser pode procurar, que este senhor contrata uma pessoa ou ator para chegar como desconhecido em uma cidade se fazendo de aleijado, deficiente ou cadeirante, geralmente pedinte de esmolas e o faz por um certo período, alguns meses, e logo depois que fica conhecido como tal pela população se faz presente a frente de Valdomiro para ser curado!

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é Clovis Miagawa, não sou ninguém para julgar e só tenho hoje como evangélico uma certeza, Deus é misericordioso, Deus é bom, é Humilde como Jesus o foi, por isso, acho que pedir a um "santo", para interceder é tirar esse poder de Jesus, para mim tudo devemos fazer em nome de Jesus, pois a palavra mesmo diz, "que não se chega ao Pai a não ser por mim", então, pedir a um "santo" ou "imagem", mesmo porque, como saber se alguém está ou não junto a Deus, pois somente Deus é quem sabe quem será os salvos, nosso papel aqui nesse mundo é primeiro aceitar a jesus como nosso único salvador e como também seguir as leis, para ai chegarmos a salvação! Encerrando, a respeito do Apóstolo Valdemiro, gosto do seu ministério, pois vejo na sua evangelização, não a salvação para a vida eterna, mas a nossa salvação aqui nesse mundo, que com certeza é o melhor caminho para salvação eterna. Agora! Ser contra ou não é o livre-arbitrio, mas tem uma coisa... "quem julga será julgado" E se o Apostolo Valdemiro, for realmente ungido por Deus? Deus os abençõe grandemente!

    ResponderExcluir