Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 11 de abril de 2011

Um Forte abraço para o ASSIS LANDIM ... - Por: Dihelson Mendonça

( texto postado originalmente no Blog do Crato. O Morais está convidado ao "cafezinho... )

Às vezes, é necessário quebrar o protocolo aqui no Blog do Crato, que deixa de ser momentaneamente um site de notícias, e se transforma também num veículo de integração da sociedade cratense. A verdade é que aqui, formamos uma grande comunidade de pessoas espalhadas pelos quatro ventos, que procuram o Blog para se atualizar sobre as notícias da nossa cidade, e também para reencontrar velhos conhecidos.

Hoje pela manhã, tive a grata satisfação de receber aqui na secretária eletrônica do estúdio, um recado especial. De uma das pessoas mais conhecidas do povo Cratense, que por muitas décadas manteve um grande comércio na nossa cidade. Um senhor de voz calma e firme, deixou um recado dizendo que era Assis Landim; Deixou um número de telefone, e pediu que eu o retornasse. Retornei a ligação e tivemos uma das conversas mais prazerosas que um ser humano pode ter. Sr. Assis Landim me fez recordar de bons tempos, pois era muito amigo de meu pai, Damião de Sousa, que trabalhou por muito tempo na construtora LEIMO, do Dr. Assis leite, foi colega de Dr. Paulo Higino, quando este ainda era engenheiro da prefeitura do Crato, no tempo do Capitão Ariovaldo, lá pelos idos de 1980, mais ou menos. E quantas lembranças boas...

Assis Landim nos disse que lê o Blog do Crato todos os dias. A exemplo de outras centenas ou milhares de pessoas espalhadas por esse Brasil, ele lê tudo que aqui é escrito, inclusive achei interessante, ele sabe de cor dos meus artigos, como aquele que escrevi semana passada sobre a "TV Colorado RQ - De Volta aos anos 70", pois ele já tinha loja quando o comerciante referido naquela postagem, Antonio leandro, da cidade de Farias Brito, em 1970 era seu cliente aqui no Crato. Assis Landim me disse ainda que ouve constantemente os meus programas na Rádio Educadora do Cariri, e inclusive gostou muito do programa da semana passada, em que apresentei lá o choro "Espinha de Bacalhau" ( de Severino Araújo ), com letra ( cantado por João Bosco, que ele ainda não conhecia ). Conversamos sobre o Vicelmo, sobre o Ivens Mourão e seu livro "Só no Crato", sobre o tio do Ivens, o Luis, sobre as estórias do Melito, falamos ainda sobre o José Milton Arraes, pessoa que gostamos muito, sobre Ernani Brígido e Valdemir Correia, que por sinal, mora bem pertinho dele. Assis possui uma grande coleção de música de alta qualidade, possui um bom-gosto musical como poucos; Falamos sobre a orquestra de Severino Araújo, sobre a cantora Dóris Monteiro, sobre Chico Alves, que ele tem mais de 500 músicas gravadas por ele, falamos ainda sobre Antonio Moraes, do Blog do Sanharol, que foi gerente do BIC nos anos 80, e sobre tantas coisas que nem vou falar para não esticar essa postagem. Fui convidado para ir à sua residência a qualquer tempo, e pretendo ir ainda nesta semana, tomar um cafezinho com o Assis Landim, para ouvir e ver fotos que ele tem do Crato que com certeza, são muito importantes para a nossa cidade.

Esta mensagem aqui é especial. É para enviar um abraço para o Assis Landim e sua família, e dizer que foi um grande prazer conversar sobre um Crato de outras épocas, um Crato que nós conhecemos e compartilhamos.

Ao memso tempo, quero dizer que é cada vez mais constante as pessoas que nos abordam nas ruas, ou entram em contato e dizem sempre que lêem o Blog do Crato diariamente. Na semana passada, o Pres. da Câmara se referiu ao Blog: "É uma coisa viciante. Eu leio o Blog do Crato todo dia, pra saber das novidades", e assim faz muita gente, portanto, eu gostaria de estender esse meu abraço ao Assis Landim a todas essas pessoas que nos acompanham, que se alegram conosco pelas coisas boas da cidade, que se entristessem com as más notícias também, e que estão sempre unidas. Eu falo sempre que no Crato, AINDA existe uma só família: A família Cratense. Aqui todo mundo se conhece, a cidade ainda é pequena, existem ainda as pessoas que são os destaques sociais da cidade, como José Milton Arraes, Paulo Leonardo, Assis Landim, Valdemir Correia, Samuel Araripe que vem de Ossian, e tantos outros que poderíamos listar, mas que o espaço não permite.

Um grande abraço para todos vocês!
Obrigado por estarem sempre conosco todos os dias. É por vocês que eu sempre acho que isso aqui, que já está no sexto ano de existência, vale a pena todo esse esforço que fazemos para manter atualizado. Que Deus esteja sempre nos nossos propósitos, e que o Crato e a família cratense estejam acima de tudo.

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato
www.blogdocrato.com

5 comentários:

  1. Morais, eu até comentei ao Assis Landim, que se nós tivéssemos um ANTONIO MORAIS para relatar também os fatos da cidade do Crato como você faz com Várzea Alegre, estaríamos muito bem, pena que o nosso Morais daqui "Huberto Cabral" não sabe usar um computador, ele escreve em máquina de escrever manual, aí fica difícil para ter que digitar tudo de novo. COmo a galera mais nova diz: "É ruim, hein ?"

    Abraços,

    DM

    ResponderExcluir
  2. Bondade sua Caro Dihelson. Não sou esses balaios todo que o amigo fala não.

    Quanto ao Assis Landim sempre fomos grandes amigos. Está com um bom tempo que não o vejo, mas temos uma coisa em comum: Somos Peixeiros, ou seja "Torcedores do Santos". Assis Landim receba o meu mais sincero abraço. Deus lhe dê muita paz e felicidades.

    ResponderExcluir
  3. Morais, Seu Assis está sem poder se deslocar, acho que devido à Saúde, vamos qualquer tarde dessas fazer uma visita a ele e tomar um cafezinho...

    Abraços,

    DM

    ResponderExcluir
  4. Dihelson.

    Estou pronto. Basta avisa-me e passar aqui em casa. Irei com muito prazer.

    ResponderExcluir
  5. Ei Dihelson,

    Quando for lá me avisa... Maria Lúcia (esposa dele) foi minha colega e Assis Landim foi meu contemporâneo no Pio X, quando ainda funcionava na Praça da Sé...
    Precisamos resgatar tudo o que ele guarda na memória...

    Ele é um verdadeiro fenômeno.

    Num me esquece.

    Abraço,

    Claude

    ResponderExcluir