Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 11 de maio de 2011

467 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Laura Alves de Menezes - Laura da Formiga.

Laura da Formiga dava conta de toda trica ou futrica do Sanharol para o Roçado de Dentro. Bastava um zum zum zum se espalhar pras bandas do Roçado de Dentro ou Sanharol que ela sabia em primeira mão.

De boca em boca a historia se disseminava: Chagas de Antônio do Sapo estava quase de morada no freje. Um trineto de papai Raimundo na fuzarca, no cabaré?

Mas, quem teria coragem de contar para o pai dele. Ninguém. Podia haver um piri paco, um mal súbito. Um levante. Aquilo era uma coisa do outro mundo, nunca vista, uma grande desonra para o lugar de tanta fé e muitas beatas.

Perdeu-se o controle da historia e o sigilo foi quebrado. E, um dia, Antônio do Sapo descia para a feira semanal, e, quando passava pela casa da Formiga foi abordada por Laura: Meu primo Antônio de tia Uninha, eu quero saber se você ainda não está sabendo que o Chagas está quase de morada no freje?

Passa o dia todo jogando xibiu com as quengas. Não perde pra nenhuma, ganha de tudim, já está jogando com seis pedras.

Antônio do Sapo retornou para casa e mandou chamar o filho para uma conversa seria, afinal de contas, cabaré e jogar xibiu não são coisas pra homem, especialmente do Roçado de Dentro.


4 comentários:

  1. Que coisa mais extravagante. Chagas no meio das meninas, acocorado jogando xibiu. Inacreditavel.

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Ninguém merece!

    ResponderExcluir
  3. Valha, MORAIS, é verdde mesmo esse causo??? Aquele povo tão rezador...!!!

    ResponderExcluir
  4. A estória é interessante, mas muito mais incrível é a forma como o Morais utiliza as suas sutilezas nas narrações dos causos da Várzea Alegre

    ResponderExcluir