Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Historias de varzealegrenses - Por Antonio Morais


José Raimundo Nonato de Morais - Zezin Bilé do Coité.

Este cidadão prodigo, honrado, trabalhador e honesto foi prefeito de nossa comuna de 1898 a 1902. Residia com a família no sitio Coité. Poucas vezes saia do local pra ir a cidade. Despachava em sua casa, num gabinete improvisado.

Certa feita, o governador do Estado, de passagem por Várzea-Alegre, retornando de viagem ao Crato, o carro apresentou um defeito e mandaram apanhar uma peça em Iguatu.

O governador perguntou: onde anda o prefeito? Procurem-no, digam que o governador está na cidade e quer falar com ele.

Mandaram um Jeep apanhar o prefeito no Coité e quando deram o recado o prefeito disse: Ou homem, volte e diga pra ele que eu não posso ir porque nós vamos fazer um reizado mais tarde, e, eu sou o boi, se eu sair perde a graça.

Quanta diferença de hoje em dia. Se derem um tiro no monossílabo do governador - quantos prefeitos teremos com a boca cheia de chumbo?

Um comentário:

  1. "Seu Bilé do Coité. Era uma soma de virtudes em um homem que a simplicidade, em feliz contraste, marcava como um dos maiores. Morava no Coité, sitio que dividia com ele o nome pelo qual o conhecia toda Várzea-Alegre.

    Propriedade rica, prospera, florescente, graças ao seu dinamismo e a colaboração dos filhos, uma legião de lutadores bravos. Pela família que legou a terra, pelo trabalho que lhe ofereceu, pelo amor que lhe dedicou, pela sua nobreza de caráter, seu Bilé, foi das mais expressivas figuras da nossa Vàrzea-Alegre, dos seus mais nobres filhos".

    ResponderExcluir