Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 17 de maio de 2011

465 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Zaqueu Guedes, um homem muito trabalhador, um agricultor esperto,  passado na casca do alho.  Dizem que passar a perna no  Zaqueu era coisa impossível

Falam até que quando perdia em algum negócio, sua esposa  desfazia a negociação alegando que o marido era doente mental, mas quando tinha lucro - estava tudo muito bem, não tinha nada de doido.

No inicio da década de 70 do século passado, Zaqueu guardou todo algodão proveniente da safra e de compra, estava com os armazéns intupetados.

Foi procurados pelos diretores de uma cooperativa que passaram duas longas horas explicando o sistema de compras dos cooperados.

Diziam: nós recebemos seu algodão, fornecemos documento, damos garantia do melhor preço, porém o fechamento financeiro só no final do ano quando fizermos o balanço geral, e, quando for apresentado os lucros totais.

Repetiram essa lenga lenga para o Zaqueu Guedes umas dez vezes. Para finalizar um deles perguntou : O senhor entendeu bem como são os nossos negócios?

Então, Zaqueu arrematou: "Truvero o dinheiro"?


4 comentários:

  1. Se não "truvero o dinheiro" com Doca não tinha negocio.

    ResponderExcluir
  2. ESSA SIM ERA A MELHOR MANEIRA ...
    VALEU MORAIS POR GUARDAR TODAS ESSAS MEMORIAS DE NOSSOS IRMÃOS VARZEALEGRENSES AO FINAL DARIA OUTRO LIVRO.

    ResponderExcluir
  3. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
    Truvero o dinheiro? Essa é ótima!
    Só pensa naquilo! 🤣🤣

    ResponderExcluir
  4. Zaquei realmente vez por outra dava uma de doido. Ima vez que ele resolveu concorrer em uma corrida de ciclismo, em um dia de comemoração do aniversário de V. Alegre.
    O impressionante era a diferença de nível dele em relação aos demais competidores, que eram todos jovens, esbeltos, montados em suas bicicletas novas com o mínimo de paramentos, inclusice sem paralamas, prá facilitar a aerodinâmica.
    O Zaqueu apareceu e se enfileirou ao lado do pelotão; bem mais velho, com a barriga saliente, de chapeu de palha surrado e a bicicleta "guliver" antiga toda enlameada, com uns embrulhos na garupa e cheia de bandarolas e espelhos no guidão...

    ResponderExcluir