Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 25 de maio de 2011

458 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Era minha vontade e desejo fazer uma visita ao ilustre varzealegrense Severino da Betânia. Escutar uma boa historia e ouvir uma música acompanhada do seu inseparável violão. 

Do Severino eu conheço a historia mais inusitada com relação as paixões politicas varzealegrenses. Quem conhece nossa historia sabe que o mandonismo dos Correia em Várzea-Alegre quase completa um século.

Mas, isto não quer dizer que durante este período eles não tenham recebido a oposição severa de ilustres contarrâneos como Raimundo Inácio do São Cosme, José de Ana do Sanharol e Severino da Betânia etc.

Os Correia foram desbancados por Josué Diniz em 1962, perderam a eleição por míseros 47 votos. A partir de então houve uma alternância de poder.

Severino era um eterno preocupado com o retorno do puder às mãos do Clã Correia, e, ao saber da candidatura de Dr. Pedro Sátiro para suceder seu Josué - vibrou Dizendo: Ou beleza, ou beleza, pode não ganhar de novo, mas faz um medo.

Um medo já era o bastante para Severino ser feliz. Tricas e futricas da politica.



2 comentários:

  1. E que medo!
    Dr. Pedro Prefeito por três vezes!

    ResponderExcluir
  2. Figura da minha infância, eu o via sempre na loja de papai e às vezes não lembro fazer o que, mas ele ia na nossa casa.

    ResponderExcluir