Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 3 de maio de 2011

MOMENTO DA PROSA - Por Claude Bloc

Pela Janela
- Claude Bloc -

Nossas paisagens se assemelham em beleza. As várzeas, as planícies, o verde pingado com as cores das flores. A vegetação que se integra com as coisas da nossa alma. 

É bom e confortante olhar para o horizonte e observar a harmonia que se espalha nos diversos tons de verde e que vai azulando infinitamente até encostar no céu.

É bom e confortante sentir o cheiro de mato e deixá-lo impregnar-se em nosso íntimo devolvendo lembranças, encurtando as memórias do tempo, desfazendo as saudades.



É assim que observo o mundo pela janela e, como passageira do tempo, vou criando telas. Vou pintando nelas as cenas do dia-a-dia. Vou querendo o verde sempre mais perto, sempre entranhado aqui dentro.


Minhas viagens nunca se acabam porque sei guardar essas miragens para sempre. Esses tesouros que não me pertencem mas que estão em mim.


E quando a emoção me toca, quando o sertão "verdeja" eu agradeço a Deus por poder ter tudo isso e saber apreciar Sua criação.


E tudo se repete. O verde, as cercas, o mato, o capim. Mas é tão bom gostar de estar ali naquele momento. Mais pertinho do céu.


E poder ver o céu refletido na água. E poder ver as flores tinindo em suas cores. Estar ali naquela tela. Viver!

Claude Bloc

Fotos colhidas no percurso: Potengi - Nova Olinda - Crato
Dedicado a Mundim do Vale

8 comentários:

  1. Maravilhoso, Claude, texto e contexto!
    É uma viagem deliciosa que se faz
    tanto em palavras, quanto em imagens!

    ResponderExcluir
  2. Claude.

    Nada mais é bonito quanto o sertão verde, o sertão vivo.

    Parabens.

    ResponderExcluir
  3. Claude querida, estive ausente deste querido blog, forçada pelos virus que atacaram meu pobre PC. Não foi nem uma surpresa me deparar com seu tão lindo texto- hino, ao sertão e a Natureza, dedicado ao nosso querido Poeta Mundim; é maravilhoso retornar e observar que este blog dia após dia fica cada vez melhor. Abraço carinhoso e fraterno, Fátima

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Artemisia,

    Essa viagens me revigoram. Apesar do trabalho, a alegria de percorrer essas terras queridas são pura poesia, puro deleite.

    Abraço,

    Claude

    ResponderExcluir
  5. Você tem razão, Morais,

    O sertão se anima todo quando está verde e traz alegria intensa para quem ama sua terra.

    Abraço,

    Claude

    ResponderExcluir
  6. Fátima,

    Fico feliz em revê-la e mais ainda por ter gostado dos meus escritos.

    Para mim essas imagens são explosões de alegria.

    Abraço,

    Claude

    ResponderExcluir
  7. Obriado. Pela dedicatória que encaixou direitinho com as imagens do sertão.
    Só nós do sertão sabemos o que representa esse verde.Obrigado, Flor da Serra Verde.
    Fiquei grato
    Seu presente para a minha pessoa, tem o valor de uma flor.
    Abraço sertanejo.

    Sim. Não comentei antes porque estou com problemas na net.Estou em falta também com a Flor de Lis, a Flor do Chico, a Flor da Bravas e o Blog do Sanharol.

    ResponderExcluir
  8. Claude,

    Vendo as tuas imagens e lendo o teu texto, voltei-me para a pintura. Sei que você é, também, uma atista plástica e amante dos pincéis. Porém, lembrei do grande mestre Babinski, que muitas vezes, quando o visito, fala assim: - Entre aqui, veja essa paisagem, através da janela, de dentro de casa. Fica ou não fica diferente?

    Em tempo: os grandes pintores gostam de pintar, aqui no Ceará, devido ao sol forte. O Babinshi pensa de outra forma.

    Parabéns por tudo. Um grande abraço.

    ResponderExcluir