Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Nos anos 60!


Naquela época, até o final dos anos 60, pelos menos, havia vestibular para entrar no Ginásio. Era comum a criançada do quarto ano primário fazer uma espécie de cursinho visando preparar-se para o exame de Admissão.

O meu livro era de pelo menos oitava mão ou seja já havia passado por oito antes de mim. Todas as figuras estavam riscadas, bigodes, óculos, até chifres nas fotos haviam. Minha querida e inesquecível professora Dona Iracy Bezerra de Morais preparava nossa turma para um exame de segunda época para o preenchimento de cinco ou seis vagas restantes oferecida pelo Colégio. Fui aprovado e assim iniciei o antigo curso colegial em 1965.

Catedral - Roni Von - Sucesso de 1967.

15 comentários:

  1. Muito bom rever esta imagem preciosa de um livro que um dia usei e foi um marco na minha historia.

    ResponderExcluir
  2. Também eu passei por este processo.
    Além de todas as matérias curriculares havia a parte das imagens para produção textual.
    Quanto à música poderia ser qualquer uma daquela época, mas "Roni Von" foi demais! Adoro!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Artemisia.

    As provas para o admissão ao Ginasio eram um terror. A de portugues tinha um ditado. Nós faziamos diariamente como treinamento.

    A professora de Portugues Dona Elita Otoni anuncio o texto - O Quarto de Dulce, ficamos todos alegres porque haviamos feito no dia anterior. Mais que nada, ela começou exatamente onde nós haviamos terminado ou seja do meio do texto pra diante. Era dificil. Eramos 40 alunos lutando por cinco ou seis vagas.

    ResponderExcluir
  4. Fiz este cursinho com o Dr. Oto na turma de 69.
    Foi um privilégio e um prazer conviver numa mesma classe com grandes cabeças como Aparecida Teixeira, Ítala Márcia, Zé Sávio, Luís Correia (Cibito) e tantos outros.
    O jogo era duríssimo pois o regime era militar.
    Cada ditado deste livro, fizemos 11 vezes no ano.
    Professores: Dr. Oto (História, Geografia e Conhecimentos Gerais), Dona Elita (Português), Almino (Matemática).
    O lado bom era que mais de 90% dos alunos entravam no ginásio e os três primeiros lugares sempre vinham de lá.
    O lado que merecia prudência era que aluno e família precisavam estar atentos para que aquele regime duro não mexesse no psicológico.
    Joaquim Piau

    ResponderExcluir
  5. Prezado Primo Joaquim Piau.

    Permita-me contar esse detalhe. Na véspera da primeira prova, a de português. Dona Iracy fez o ditado - "O quarto de Dulce".

    Quando Dona Elite anuncio o ditado - Eu vi, do meu lugar, Dona Iracy vibrar de alegria. Mais que nada - quando Dona Elita começou do meio do texto em diante eu notei o ar de decepção.

    Os cinco alunos aprovados na segunda época - Antonio Morais, Jose Evaldo Leandro, Regina de Doca de Sousa, Airles Leandro e Ossian Lima.

    No Ginasio tivemos cobras do porte de Azanan Piau, o mais inteligente de meus colegas na minha trajetoria de estudante.

    ResponderExcluir
  6. Ano decisivo na minha vida. Costumo dizer que foi o único ano que realmente estudei até hoje. Era dedicação exclusiva, depois comecei a trabalhar muito cedo não dispunha de tempo e disposição - não era muito chegado aos estudos. Sou eternamente grato aos meus mestres, Dr. Oto, Da Elita e Almino, o pouco português que sei aprendi com a Da. Elita. Pulei o 3º e o 4 º ano , sai do 2º direto para curso o "Admissão", qdo fiz o primeiro ditado acho que o mesmo tinha mais erros do que palavras, mas ao final do ano obtive aprovação logo nas 3 primeiras provas, ali já passei dos 20 pontos. São muitos momentos e situações que só um dia junto com meus ex-colegas poderíamos revivê-los com mais intensidade.

    ResponderExcluir
  7. Prezados amigos.

    Eu sou um saudosista inveterado, sem cura.

    Acho que só um encontro com os ex-colegas resgatava as proezas, e, por que não as felicidades vividas.

    Abraços a todos e a todas.

    ResponderExcluir
  8. Naquele ano de 1969, além do militarismo da nossa jornada de estudo - três turnos em sala de aula e apenas uma madrugada para a complementação das atividades - existia a empolgação do meu saudoso pai, seu Chiquinho de Louso, que falava para mim:

    - Encontrei o Oto, hoje, no centro da cidade, e disse para ele, aperte o home lá que eu aperto cá.

    E nesse fogo cruzado, só consegui o terceiro lugar, pois o primeiro foi do Joaquim Piau e o segundo da Ítala Márcia.

    Pode, um negócio desse?

    ResponderExcluir
  9. Prezado Savio.

    Aqueles cabrochas só iam com um arrocho de lá e de cá. Não se podia dar moleza. hahahaha

    O seu pai tinha razão.

    ResponderExcluir
  10. Sávio, não sei se você lembra, mais no dia da Prova de História, Silvana de Dr. Colares, que era revisada por sua Mãe a cada prova, quando foi fazer perguntas sobre o ponto: "A GUERRA DO PARAGUAI" ela havia perdido a folha com o ponto. Aí, Inez correu pra sua casa, encontrou Chiquinho e ele assustado perguntou?: O que foi d.Inez? E ela: "pois seu Chiquinho, esta cabrita perdeu a "GUERRA DO PARAGUAI" kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Morais

    Será que você foi até a casa da minha mãe, ai em Várzea Alegre pegar esse livro de 5º ano, Programa de admissão ao Ginásio? Essa foi uma faz triste da minha vida... Morava em Icó. Conclui o primário aos 11 anos. Em Icó havia o Ginásio Nossa Senhora da Espectação, hoje univale do salgado. Fiz o 5º ano conclui o curso de datilografia, mas o ginásio era particular... Ai a história é longa! Se procurarem eu devo ter escrito ela em algum lugar da web.

    ResponderExcluir
  12. Correção:
    O desatento aqui escreveu a palavra fase errada. "Essa foi uma fase triste da minha vida".

    ResponderExcluir
  13. Caro MORAIS, valeu essa sua tão EXPRESSIVA postagem ...
    Confesso que me emocionei ao ver essa imagem dos estudantes na capa do livro,bem como, o nome, ADMISSÃO AO GINÁSIO, inda bem legível...
    Participei também desse FAMOSO processo estudantil. No ano de l961, no primeiro semestre estudei no quinto ano no grupo ESCOLAR JOSÉ CORREIA LIMA, e no segundo semestre saí para me preparar, para estudar o extenso programa....e enfrentar aquele temeroso VESTIBULAR...Lembro que estudei tanto, tanto,...decorei muito pontos...fiz diversos ditados...conjuguei muitos verbos, resolvi inúmeros exercicios, diversos problemas matemáticos, que me serviram quando do concurso para ingressar no BEC e
    na CAIXA ECONÕMICA. Uma base de conhecimentos para o resto da vida. Entrei de primeira chamada, início de l962, terceira turma do nosso saudoso GINÁSIO RÃO RAIMUNDO NONATO, a GRANDE ESCOLA...!!!
    Como é gratificante uma postagem dessa...vejamos quantas pessoas se sentiram tocadas...se manifestaram...se aproximaram com os seus setimentos!!! PARABÉNS...

    ResponderExcluir
  14. Alguem ainda tem o texto- O quarto de Dulce?- Lembro-me que começava assim: Era bem um aposento de menina. Interior infantil, rescendendo a inocência....Gostaria de recuperá-lo. Se alguem tiver...

    Edna Salazar - o6/11/2012

    ResponderExcluir