Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 22 de maio de 2011

MAIS QUE PALAVRAS...

Para quem circula pelas estradas do Ceará, um cenário contundente. Enquanto a beleza da paisagem passa pela janela, os solavancos vão acabando com os transportes e com a paciência da gente. Os passageiros não têm o devido sossego no transcurso da viagem e vão se retorcendo nas poltronas suspirando de impaciência. Os motoristas precisam de atenção redobrada e não podem nem sonhar em mudar a rota.

São aproximadamente 235km de Sobral a Fortaleza. Um percurso que, em tempo normal, levaria umas 3 horas e meia de carro no máximo. Hoje, pela BR222 cheguei ao destino com os "bofes de fora", depois de 5 horas e 15 minutos.

Há trechos que nem mais asfalto tem. Umirim, por exemplo, na sua passagem urbana da BR222, está completamente esburacada. É uma bagaceira total de lama, piçarra solta, buracos de todos os tamanhos, remendos mal feitos e poeira "comendo de esmola".

As fotos falam por si.

Trecho da BR222 -  nas imediações de Irauçuba

Trecho da BR222 -  nas imediações de Irauçuba (mais adiante)

BR 222 - trecho nas imediações de Itapajé (a caminho de Umirim)


Trecho da BR222 ( a 29 km de Umirim)

BR222 - trecho na saída de Umirim (na cidade ainda é pior)

Saída de Umirim pela BR222
Por Claude Bloc

12 comentários:

  1. Prezada Claude.

    O pior de tudo é que existem segmentos do Estado Brasileiro em situação mais deploravel ainda do que as estradas.

    Saude e Educação por exemplo, apenas não pode ser visto a olho nu como vemos a buraqueira das rodovias. Mas com o tempo veremos.

    Parabens pelo protesto.

    ResponderExcluir
  2. Três coisas bem básicas na vida, uma não vive sem a outra: Alimentação, saúde, educação. Pode embaralhar: educaçção, saúde alimentação, não importa a ordem, uma leva à outra. Porém a questão das estradas é séria demais!

    ResponderExcluir
  3. É...

    CLAUDE:

    Os politicos das nossas terras brasilis, são indignos do cargo público que lhes é conferido em sufrágio popular.

    Mas, justiça se faça, os eleitores, Ó...

    Dia virá em que tudo isto vai mudar.

    E faça o favor de ter muito cuidado quando andar por essas estradas. Precisamos muito de você.

    Abraços do

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  4. Assim na Terra,
    Como no Céu! - Errado!

    Eu sou mais o céu da Claude,
    Que esta terra esburacada.
    No céu tem nuvens branquinhas,
    Na terra, estrada furada.
    Em cima, um azul celeste
    Em baixo, nada que preste
    Só dor no lombo e mais nada.

    Um abraço jornalístico.

    ResponderExcluir
  5. O Mais vergonhoso de tudo é que no momento existe uma briga dos governos estadual e federal. Cada um mostra os buracos do outro, assim como se um buraco federal mais um buraco estadual não desse dois buracos. Como se um justificasse o outro. Pouca vergonha.

    ResponderExcluir
  6. Morais,

    Quem anda pos essas estradas sabe do que estou falando.Imagina você passar mais de 5 horas "curtindo" solavancos!(risos)

    Quanto à Educação e Saúde, você tem razão... são forças invisíveis e o processo é demorado... Que sabe um dia veremos resultados positivos...

    Abraço,

    Claude

    ResponderExcluir
  7. Artemísia,

    Creio que do jeito que as estradas estão no Ceará e com as chuvas que ainda não acabaram, tudo vai voltar a ser como era no século passado: estrada de terra com atoleiros, trepidações, desvios, poeira(se é que vai ter estrada)...

    A BR 222 por exemplo, dá acesso ao Piauí, Maranhão e Estados do norte do país através de (des)caminhos diversos. Como se explica que as rodovias da Paraíba sejam um "tapete" e as daqui estejam nesse deplorável estado???

    Abraço,

    Claude

    ResponderExcluir
  8. Vicente,

    Ando nas topics e ônibus da vida... tenho cuidado, mas com essa buraqueira que cuidado maior posso ter? É sair de um e cair no outro... (risos)

    Mas... como boa "cigana" tenho que circular...

    Abraço,

    Claude...

    (E o café, sai ou não sai?)

    ResponderExcluir
  9. Sávio,


    No lombo de uma topic
    Vou seguindo minha estrada
    Vou olhando para as nuvens
    Escutando a passarada
    A paisagem é tão linda
    Que eu fico na berlinda
    E nem me sinto cansada.

    Os buracos pelo chão
    Me levam no seu balanço
    Como não há solução
    Eu finjo que não me canso
    E de tanto fingir, não sinto
    E garanto que não minto
    Pois sigo em passo manso.

    Abraço,

    Claude

    ResponderExcluir
  10. Pedrinho,

    O resultado de tudo isso é só buraqueira de todo lado.

    Veja a estrada Farias Brito-Várzea Alegre... Que eu me lembre, faz bem pouco tempo que foi consertada... Parece que a estrada foi feita "de cuspe" pois foi só começarem as chuvas que a ela se acabou. Adianta tampar os buracos com barro? com berro? com bilro? com burro?

    Enfim: contratam empresas para fazerem as estradas e que material é este que antigamente durava anos e que agora basta dar um trovão que tudo se desmancha?

    Xapralá que não entendo de política...

    Abraço,

    Claude

    ResponderExcluir
  11. TODOS VOCÊS SE ESQUECERAM DOS JUMENTOS E DOS GUARDAS ESTADUAIS E FEDERAIS.
    MUITAS VEZES, PIOR DO QUE OS BURACOS SÃO OS JUMENTOS. E PIOR DO QUE OS JUMENTOS SÃO OS GUARDAS. EU PAGUEI DUAS MULTAS NO MÊS DE DEZEMBRO P.P.:UMA PORQUE UM DOS 4 MÚSICOS ESTAVA SEM O CINTO DE SEGURANÇA NO BANCO TRANSEIRO DO CARRO. E A OUTRA PORQUE ESTAVA SEM OS SAPATOS NOS PÉS. MEUS BRANQUINHOS ESTAVAM DO LADO DA CADEIRA. TOME MULTA.
    NAS MINHAS OBSERVAÇÕES EU ACHO QUE OS ANIMAIS SÃO COLOCADOS NAS ESTRADAS PELAS AUTORIDADES, COMO REDUTORES DE VELOCIDADE. OS ANIMAIS FORÇAM OS MOTORISTAS A ANDAREM MAIS ATENTOS E DEVAGAR. SOBRAM BURACOS, FALTA SINALIZAÇÃO, TOME JUMENTOS... ACIDENTES... MULTAS...

    ResponderExcluir
  12. Meus queridos conterraneos do cariri, há se fossem só as estradas. Quem visita nossa capital, sofre por todas as Brs que a ligam. A Br 116 que levou mais de 12 anos para ser concluida num trecho de 49km. Pacajus à Fortaleza já tem mais remendo do que roupa de São João nos nossos tempos.
    E o pior é que todas elas levam a nossa capital. Pense em trafegar em Fortaleza. Hoje, podemos contar as ruas que não tem buracos. A Av. Luciano Carneiro, palco de orgulho da prefeita, já está sendo invibializada pela quantidade de remendos que estão sendo feito, após uma obra que nem terminou. Por aí vaí.

    ResponderExcluir