Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 5 de maio de 2011

Patrimonio Historico - Editorial Blog do Sanharol.


Com esta postagem estamos encerrando a polemica da demolição do nosso Patrimonio Historico. Baseio-me, para encerrar, escrevendo um comentario ao comentario do ilustre historiador, poeta e escritor Israel Batista que sabiamente chamou a historia para dentro do problema.

Trata o Israel da venda do patrimonio de São Raimundo pelo Padre Jose Alves de Lima ao Coronel Dirceu Pimpim na segunda decada do seculo passado.

Para ser criada a Paroquia de São Raimundo, no longinquo Novembro de 1863, a Diocese de Fortaleza exigem que fosse doado uma area de 400 braças quadradas de terra com raio de 200 braças partindo do local onde fica a igreja.

O Major Joaquim Alves, sua esposa e alguns amigos fizeram a doação. Portanto todo esse patrimonio pertenceu, um dia, a São Raimundo Nonato.

"Há dois anos, Padre Murilo de Sá Barreto, Vigario da Basilica Menor, em Juazeiro do Norte, vendeu um terreno pertencente a Nossa Senhora das Dores a uma Construtora local, e, agora a Diocese do Crato entrou com ação para retomar o bem alegando que - o que pertence a Igreja somente o Vaticano pode vender".

Partindo desse principio, o Padre José Alves de Lima, a sua epoca, não tinha poderes para vender todo o patrimonio de São Raimundo como fez. Só o Vaticano podia fazê-lo. O negocio teve a reprovação total da comunidade local, e, para se saber ao certo, como se deu o negocio, só se Raimundo falasse.

Portanto, a igreja não preservou, os herdeiros não preservaram, o puder publico disse amem. E nessa historia toda, fica apenas a memoria prodigiosa do Israel Batista para mostrar os fatos e a verdade, e, do outro lado, nós batendo boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário