Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 3 de junho de 2011

474 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.



Raimundo Otoni de Carvalho, cidadão conceituado, ético e honrado, proprietário de engenho no sitio Brejo em Várzea-Alegre estava com o paiol de rapaduras encalhado. Procurou o amigo Benedito André para negociar com a promessa de bom preço e prazo longo.

Benedito não tinha experiencia de comercio e alegou esta dificuldade como pretexto para não efetuar o negocio. A proposta de preço inicial era de 0,30 o que Benedito não concordou. Por fim Raimundo Otoni resolveu fazer o negocio a 0,20 desde que Benedito André dissesse para Antônio de Gonçalo que havia comprado a 0,30, pois havia um suposto negocio similar com o mesmo.

Benedito aceitou a proposta e afirmou para Antônio de Gonçalo que o preso acertado era 0,30 a unidade.

Benedito André andou "prarriba" e pra baixo com essas rapaduras e apesar do prazo longo quase não conseguiu vendê-las a tempo.

Finalmente, chegado o prazo do pagamento quando Benedito entregou o dinheiro - Raimundo Otone disse: Está errado, você me comprou as rapaduras foi a 0,30 e eu tenho uma testemunha - Antônio de Gonçalo ouviu você dizer de sua propria voz. Entonce o Benedito "escruvitiou de raiva com a xumbregage do amigo.



6 comentários:

  1. Morais,Eu só conheci um avô e nenhuma avò. Não tive este previlégio.Mas valeu, Benedito André quando morreu em 1980 tinha deixado 13 filho, 102 netos e era querido por todos. Foi por muito tempomorador de Raimundo Otoni, que apesar desta estória foi muito bom prá ele.Segundo consta lhe cedeu uma propriedadeem muito boa condições para que ele pudesse adquiri-la.Foi tropeiro e um herói, ficou viúvo com 9 filhos e depois casou. e sua esposa teve mais quatro.E conseguiu criá-los todos com dignidade. Segundo minha mãe, quando ele viajava, a educação dos filhos ficava por conta de Tio Pedrro André, pois eles eram muito unidos.Obrigado pela postagem.

    ResponderExcluir
  2. Quando ele morreu também já tinha 2 tetranetos.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Primo Giovane.

    Tio Benedito foi tudo isso que voce escreveu e muito mais. A historia real e verdadeira serve para mostrar a amizade que existia entre Benedito, o irmão Pedro e Raimundo Otoni.

    Apareça mais, o Blog está sentindo sua falta.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Morais, daqi a pouco te mando uma nova,kkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Benedito André era também muito amigo de meu avô, Antonio Gonçalo, testemunho da estória. Foi ao Sr. Benedito e a quem adquiriu o Sítio Sanharol, que ainda hoje pertence à família Gonçalo.

    ResponderExcluir
  6. Verdade Antonio. O Raimundo Otoni usou de astucia para ter Antonio de Gonçalo como testemunha da negociação. Má fé.

    ResponderExcluir