Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 7 de junho de 2011

471 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Casal Antônio Alves de Menezes - Antônio do Sapo e a esposa Naninha.

Diz a ciência, não sei se verdade, que quanto maior o grau de consanguinidade maior a possibilidade de descendentes com algum problema de saúde. Do Sanharol para o Roçado de Dentro são vários os casamentos entre tios, sobrinhos, e, não são raros os casos de portadores de doenças mentais.

Assim é que Antônio Alves de Menezes, Antônio do Sapo estava na loja do cunhado Cândido Diniz quando Antônio Primo do sitio Baixio se aproximou e lhe fez uma pergunta indiscreta, deselegante e mal educada : Antônio, quantos doidos tem na tua família - do Sanharol para o Roçado de Dentro?

Antônio do Sapo não titubeou e respondeu no ato : segundo estudos do professor Zuza Bizerra falta um, apenas um para completar o tanto de cachaceiro que tem na sua.



5 comentários:

  1. Quem pergunta o que quer, ouve o que não quer.

    ResponderExcluir
  2. Um repente também mal educado com certa lógica, pois o velho Antonio Primo gostava de tomar suas canas, mas não prejudica ninguém, somente a sua saúde. Trata-se de dois cidadãos que já se foram deixando muitas saudades. Carlito chegou lá em casa e meu pai estava comendo uns avos e ele disse: Padin!!!!, Você sabia que ovo mata, aumenta o colesterol e pode até levar à sepultura. Raimundo Bitu com toda sua diplomacia respondeu: Carlito!!!, Ovo eu nunca ouvi falar que matou alguém, agora cachaça já tem matado muita gente.

    ResponderExcluir
  3. Prezado João.

    O nosso saudoso e querido amigo Chico Francisco foi fazer uns exames de rotina. Os filhos pediram para o medico fazer o medo grande pra ver se ele deixava de fumar. Veja o que o medico falou e o que Chico Francisco respondeu:

    Medico - O senhor está muito bem, só tem um problema - vai ter que parar de fumar, porque fumar mata.

    Resposta do Chico - Mas, mata devagar, eu fumo a 85 anos.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, nunca se sabe a quem vai matar mais rápido. Não fumo. Não aconselho a ninguém fumar. Porém, a minha mãe, que está com quase noventa e quatro anos, fumou por mais de oitenta!

    Boas conversas dos senhores daquele tempo. As respostas eram dadas e eles continuavam amigos. Isso era respeito.

    ResponderExcluir
  5. João do Sapo,ao chegar na delegacia para resolver um problema de um filho,um amigo ficou surpreso e perguntou:
    Seu João;o senhor na delegacia?
    Ao ver Vicente Honório, prefeito na época, este respobdeu:
    É que na cidade que tem um prefeito ruim na marca desse, de tudo acontece!
    Eram velhos de muita corigem para o que der e viese.

    ResponderExcluir