Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 10 de junho de 2011

054 -Historias de varzealegrenses

Jorge de Lima Siebra.

No incio de decada de 40, num ano de seca, Pedro André arreou uns animais, pegou dois dos filhos e saiu mundo afora a procura de comprar legumes: milho e feijão para o sustento alimentar da familia.

Foi encontrar no distrito de Anginhos municipio de Santana do Cariri a uma distancia de aproximadamente 200 quilometros de Varzea-Alegre.

De volta, na passagem pelo sitio Guarani, já em nosso municipio, na casa de seus parentes Jorge Siebra e Maria botaram as cargas abaixo e os meninos foram banhar os animais enquanto Pedro André separava um milho para botar nas mochilas. Pedro André pediu uma cuia a Jorge Siebra que entrou casa dentro e atendeu. Em pouco tempo começou uma arenga de Maria, esposa do Jorge - Jorge é muito desmantelado, pega e dar minha cuia bem limpinha para Pedro André sujar toda. Enquanto Jorge fazia de conta que não ouvia Maria ia repetindo e aumento o volume da lenga lenga.

Foi quando Jorge Siebra entrou numa camarinha e saiu com uma mala de couro cheia de cuias, umas grandes, umas medias e outras pequenas, levou para o meio do terreiro e com uma mão de pilão quebrou todas não deixando um caco que desse para fazer um corrupil. Terminado o servivo acrescentou: Pedro leve essa daí com voce para quando voce chegar na casa de uma mulher ruim e besta como esse minha não precisar da cuia dela. Maria era fogo, não fez almoço neste dia.

Ao deixarem a casa de Jorge, já passando do meio dia, com muita fome Pedro André falou para os filhos: Jorge devia ter deixado para quebrar as cuias de Maria depois do almoço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário