Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 13 de julho de 2023

103 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Raimundo Alves Bezerra - Raimundo Gibão.

Em Várzea-Alegre quando chega o tempo de eleição pega fogo. A paixão aflora, os nervos sobem a flor da pele e a coisa esquenta, fede.

Raimundo Alves Bezerra, o nosso querido e saudoso Raimundo Gibão, homem honesto, honrado, amigo de todos, exemplo de pai pelo grande amor dedicado a família, estava em sua oficina quando chegou um amigo desesperado: Vim aqui vê se Seu Raimundo pode me dar uma luz, uma orientação, um adjutoro. Disse o suplicante bastante apreensivo.

O que é homem de Deus que está se passando que você está tão afrejelado? Seu Raimundo, nem te conto: sou muito amigo de Dr. Pedro, devo muitos favores a ele, até compadre nós "semo". Porém, sou muito mais amigo de Dr. Iram, devo minha vida, a de Rosária e dos meninos a Dr. Iram.

Quando acaba eles se candidataram um contra o outro. Agora eu estou no mato sem cachorro, com as mãos na cabeça sem saber o que fazer.

Raimundo Gibão do alto de sua sabedoria aconselhou : faz o seguinte - vota pra um e dar a bunda ao outro.


11 comentários:

  1. Solução centrada. Só quem tinha uma inteligencia absolutamente lucida e rara poderia encontrar. Coisas da Rajalegre sempre bem humoradas e divertidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkklkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk resolvido. Pronto.

      Excluir
  2. Realmente: meu Pai era antes de mais nada, um pai maravilhoso! inteligente, amigo, e diga-se de passagem, muito politizado.
    Obrigada pela homenagem que este blog lhe prestou. Abraço fraterno da conterranea. Maria de Fátima Bezerra Cordeiro. (Fátima Gibão)

    ResponderExcluir
  3. Morais

    Essa eu não poderia deixar de postar em meu face, espero que não ache ruim. Tem uma que também é muito engraçada, mas é piada mesmo, nunca aconteceu nesse nosso país, pois vocês vão ver se eu estou mentindo.

    A história, é o seguinte:

    Um político do interior saiu com seu assessor para pedir votos pela
    cidade.
    Ia conversando com seus eleitores e o Mané, seu assessor, ia anotando as reivindicações.
    Foi quando chegou Severino todo entusiasmado para falar com o candidato.
    - Dotor! Ô home baum! Esse vai ganhar, já ganhou! Dotor eu queria me casar mais falta as aliança...
    - U que? ispia Mané Severino meu melhor cabo eleitoral dizer que não vai se casar pur causa das aliança! Bota ai Mané, um par de aliança pra Severino! E Mané anotou em um caderninho o pedido do Eleitor.
    À noite no comício estava lá o Severino todo entusiasmado:
    - Ai dotor! esse é cabra macho! vai ganhar istorado! Não esquece não hem dotor! E fazia gestos com os dedos insinuando que estava colocando uma aliança em seu dedo.
    Foi quando o político, ao ver aquele eleitor todo alegre, fazendo gestos, que pareciam obscenos, perguntou ao seu assessor:
    Ô Mané, ispia ai no caderno se eu prometi dá a bunda pra alguém!
    Promessa é promessa, vixi Maria!

    ResponderExcluir
  4. Benedito Leandro, meu irmão, em 92 inventou de se candidatara vereador em Celópolis,Pr, ond emorav a a mais de 30 a nos e constituiu família, Estava muito confiante na vitória porque a legenfa era muito baixa (150 votos) e fam´lia da espossa era muito grande. Perdeu, Ficou muito chateado e com très dias da derrota chega Mizael,co-cumhado dele com uma folha d epapel almaço cheia. Dito espiou e disse: O que é isso, Mizael, é uma rifa?
    _ É, náo, Dito isso aqui é a lista de 60 parentes que eram prá ter votado em Dito e não votaram, respondeu Mizael_
    _Sessenta parentes, não, sessenta cachorros e olhe aí se você não é o primeiro da lista, se não for, pode botar.

    ResponderExcluir
  5. Olá Fátima,
    Estava sumida!
    Prazer reencontrar-te aqui.sabb

    ResponderExcluir
  6. Francisco querido: quem iria achar ruim? tenho certeza que os idealizadores deste blog, antes de mais nada, quem levar humor, para todos os conterraneos.
    Pois é Giovani, aqui estou: e muito feliz em te reencontrar.
    Tenho algumas fotos para esrem scaniadas; e postarei no blog;tenho certeza, que tu está em algumas delas; agarde. Abraço carinho e fraterno. Fátima Gibão.

    ResponderExcluir
  7. Só na Vàrzea-Alegre mesmo poderíamos encontrar uma pessoas tão espirituosa como Raimundo Gibão. Não se tem informações se o eleitor seguiu o conselho.

    ResponderExcluir
  8. Os Drs. Pedro Sátiro e Iran Costa foram realmente duas figuras importantes nos cenários social, médico, político e empresarial de Várzea Alegre.
    Apesar de trabalharem juntos por diversos anos, na Casa de Saúde S. Raimundo, sempre foram antagônicos na política e ambos tiveram a chance de ser prefeitos da cidade.
    Apesar de comportarem-se bem e respeitosamente em todos os aspectos, o destino os levou a travarem uma disputa eleitoral para prefeito da cidade, vencendo o Dr. Pedro Sátiro.
    Muitos correligionários e amigos dos dois ficaram a ver navios naquela ocasião, tantas eram as indecisões em quem escolher para votar...

    ResponderExcluir