Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 21 de junho de 2011

BONECO NO ARRAIÁ - Por Mundim do Vale.

Eu fui visitar Joãozinho
Vejam só o que se deu
O boneco é mentiroso
Mas não é, mais do que eu.
Me contou uma parada,
A história mais furada
Que até hoje aconteceu.

Joãozinho:
- Mundim apague o cigarro
E chegue um pouco pra cá,
Limpe o chinelo na porta
E assente no caçuá.
Desligue o celular “ Oi “
Que eu vou contar como foi
Meu São João no arraiá.

Eu saí sem Cláuidio vê
E fui até a esquina,
Tava lá tomando uma
E chegou uma menina.
Ela disse: - Meu querido,
Vamos fazer um moído
Lá no Maria Afonsina

Eu disse: - Minha gatinha!
Estou à disposição,
A coisa que não regeito
É chamego de São João.
Pra mim não tem embaraços,
Eu vou dançar nos seus braços
Que é perto do coração.

Quando a gente ía passando
Na casa da minha avó,
Ela saiu na janela
Dizendo: - Mas vejam só!
Meu neto tá com a gôta,
Arranjou uma garota
E tá arrochando o nó.

Eu disse: - A bênção vovó
Fique de boca fechada,
O que a senhota tá vendo
Não é para dizer nada.
O mundo hoje é outra coisa,
Depois digo a Cláudio Souza
Que foi só uma ficada.

Nós fomos para o colégio
Ela e eu e eu e ela,
Quando passava no escuro
Eu tacava o beijo nela.
O restante não importa,
A garota tinha a porta
E eu tinha a tramela.

Na passagem da lagoa
Eu ía botando quente,
De repente ela falou:
- Vixe Maria. Ôxente.
Esse boneco é Tarado,
Eu acho que o desgraçado
Tá querendo virar gente.

Eu disse: - Minha querida!
Você me arrochando, eu peco,
De tanto abraço apertado
Estou para ter um treco.
Eu não sou papel queimado,
Você com seu alizado
Levanta até um boneco.

Passando no Juremal
Gustavo disse: - Vigia!
Rosa dando de mamar
A essa pequena cria.
Olhe só que atentado,
Vou dar parte ao delegado
Que aquilo é pedofilia.

Rosa disse: - Seu Gustavo.
Vá cuidar da sua vida,
Você tá dizendo isto
Porque não dá na partida.
Joãozinho é bom na parada,
É campeão na chegada
E primeiro na saída.

Lá no maria Afonsina
Tinha meio mundo de gente,
Rosa saiu pro banheiro
E eu fui tomar aguardente.
As moças quando me viram,
Todas de uma vez, partiram
Dizendo: - Ou moço decente.

Aí eu não dei de conta
De tanta moça formosa,
Fui me esconder na barraca
Tinha três querendo prosa.
Saí de lá bem ligeiro,
Fui bater lá no banheiro
Pra ficar com a minha Rosa.

Fomos dançar la na quadra
Onde estava a multidão,
As garotas foram atrás
Me chamando de paixão.
Rosa partiu pra galera,
Virada na besta fera
Fez a maior confusão.

Puxou cabelo de moça,
Açoitou o tocador,
Deu um chute no zabumba
E quebrou o gerador.
Depois do colégio escuro,
Me levou atrás do muro
Para brincar de amor.

Depois veio a diretora
E me chamou à atenção,
Disse: - Joãozinho você
Não tem jeito, mesmo não.
Você é muito imoral,
Veio pra cá só de mal
Pra bagunçar meu São João.

Respondí: - Minha Senhora!
Eu sou um pobre cristão,
Estou vivendo no mundo
Sem o meu pai Damião.
Sou um boneco do bem,
Não peço nada a ninguém
Eu só como o que me dão.

Mundim:
- Joãozinho o que você fez
Não foi um ato de amor,
Cláudio Souza já não quer
Ser mais o seu protetor.
Você não tem disciplina,
O que fez no Afonsina
Foi atentado ao pudor.

Joãozinho:
- Você e o meu padrasto
Não sei qual o mais quadrado,
Vivem os dois feitos museu
Pensando só no passado.
Aquele tempo morreu,
Fique sabendo que eu
Sou um boneco avançado.

Mundim:
- Você botou um boneco
No lugar que não cabia,
Boneco que se garante
Anda sempre com o seu guia.
Aquilo foi um desastre,
Que gerou mais um contraste
Como o que, Jesus bebia.

Joãozinho:
- Quando tomo uma cachaça
Eu boto boneco cá,
Se eu tomar mais de uma
Já boto boneco lá.
Tomei umas com Micrey,
Me embriaguei e botei
BONECO NO ARRAIÁ.

Mundim do Vale
Várzea Alegre Ce

4 comentários:

  1. Muito Bom Mundim.

    Parabens pelo poema do Arraiá.

    ResponderExcluir
  2. POETA JOAZINHO TÁ TODO ANIMADO POIS FOI CONVIDADO PRA SER O MASCOTE DE UMA GINCANA NA ACOMVA(ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE VARZEA ALEGRE. MAS POR CAUSA DESSE BONECO QUE O BONECO BOTOU AINDA NÃI LHES DEI AUTORIZALÇÃO O BONECO QUE BOTA BONECO ESTÁ DE CASTIGO.)

    ResponderExcluir
  3. Claudio, libera o bichinho!
    É São João e festa igual não tem!
    Aproveita e vai junto!KKKKKKKK
    Um abraço aos três: Mundim, Claudio e "Joãozinho".

    ResponderExcluir
  4. Eita........kkkkkkkk...esse boneco é o meio das trevessas...ficou famoso até em Sum Palo..kkkk

    ResponderExcluir