Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 5 de junho de 2011

A DIVINA COMÉDIA - INTRUDUÇÃO 03/03 - Por Vicente Almeida

INTRODUÇÃO
A DIVINA COMEDIA
Dante Alighieri
Livro de domínio público escrito entre 1307 e 1321 - Há 700 anos.

PARTE III
RESUMO DA ODISSÉIA DE DANTE

Na sua viagem ele pára para conversar com todos os tipos de pessoas, tanto contemporâneas quanto figuras da Antiguidade e da mitologia. Conforme desce através dos nove círculos do Inferno até Satã, é apanhado em armadilha de gelo no centro da terra e sobe a montanha de sete andares até o Purgatório; vai sendo gradualmente purificado de seus pecados, ficando pronto para ser conduzido pela série de esferas celestiais ao Império de Deus.

O INFERNO: Sua descrição do Inferno sugando as almas para o centro da terra é constituído de nove círculos, é segundo Vincenza Rubino "uma cratera onde estão distribuídas as almas dos pecadores condenados a penas terríveis.- Está de acordo com a visão do mundo em sua época, conforme Ptolomeu, que dizia ser a Terra o Centro do Universo.

"Tinha diante de mim o rei das trevas. O quão fora belo anjo de luz, hoje era feio. Espantei-me ao ver que tinha três caras em uma só cabeça. A cara da frente era vermelha, a da direita, amarelenta, e a da esquerda, negra como a fulígem"

O PURGATÓRIO: É uma montanha formada no lado oposto ao inferno, também constituído de nove partes: as almas, uma vez purificadas, vão subindo os patamares nas encostas da montanha. Ele narra que ao longo do caminho, encostada à lívida muralha, e com as pálpebras cerzidas com fios de arame, para que os olhos, daqueles que tanto cobiçaram, não vissem luz, uma multidão de sombras vestidas de rude silício; as sombras cantavam, ou melhor, gritavam a ladainha de todos os santos, exclamando em uníssono: - Maria, orai por nós!".

O PARAISO: foi imaginado como o topo do Purgatório. É composto de nove céus, que regem os planetas. No Empíreo, composto de pura luz, vivem Deus e as almas santificadas".

Antes
de atingirmos o nono céu - o manto real, porque ele cobre todos os demais, vi saírem de um círculo dançante três luzes extremamente brilhantes, que pela sua velocidade soube serem almas das mais preciosas.

Dante chamou a sua obra de "Commédia". O adjetivo "Divina" foi acrescido pela primeira vez em uma edição de 1555 por Giovanni Boccaccio.


NOSSO COMENTÁRIO:


Faremos uma postagem em dias alternados, narrando a viagem de Dante, que ele diz haver realizado no decorrer de uma semana: começando na sexta-feira, dia 8 de abril e concluindo na quinta-feira da semana seguinte no ano de 1300.

A narrativa que vamos apresentar, Não será na forma original, em versos, pois, é cansativo e de difícil entendimento, - não tanto quanto as centúrias de Nostradamus. Faremos a postagem em prosa, e creditamos a totalidade da versão do poema que passaremos a apresentar, ao Sr. Helder da Rocha, nosso contemporâneo e profundo estudioso da "A DIVINA COMÉDIA", transformando-a em prosa, tornando compreensivo para qualquer pessoa interessada neste grandioso clássico da literatura universal. Helder da Rocha publicou na internet, o poema em prosa até o Canto VI do Paraiso e suspendeu a publicação em 1999. A nossa parte limita-se a apresentação do seu trabalho neste blog.

Algumas postagens conterão ilustrações imaginadas por desenhistas e pintores consagrados como: Gustave Doré, Sandro Botticelli, Salvador Dali, Michelangelo, William Blake, etc. Há também ilustrações de Helder da Rocha, que tornou possível o formato da obra que pretendemos vos apresentar.

Essas ilustrações foram inseridas no decorrer dos séculos e muito enriqueceram a obra. Elas tornaram possivel uma visualização da narrativa, permitindo melhor entendimento do seu conteúdo. Essas ilustrações mexem demais com o nosso imaginário. Você verá!

O leitor não estranhe ao observar as pinturas/ilustrações e ver que as almas dos personagens envolvidos nas tramas do pecado estão quase ou totalmente despidos, pois, era assim que Dante as via no seu mundo imaginário e alegórico ou profético, quem sabe? Seres e lugares apocalípticos também poderão ser mostrados.

Na passagem pelo INFERNO, o leitor observará que o sofrimento é de intensidade superior ao do pecado cometido em vida, pois será punido de eternidade em eternidade, segundo o entendimento de Dante.

Por último, queremos esclarecer que a "Divina Comédia" foi publicada por inúmeras editoras em todo o mundo e cada uma interpreta de forma diferente o seu conteúdo alegórico ou profético.

Finalmente esclarecemos que, não estamos apresentando este trabalho aqui neste Blog do Sanharol, para gerar polemica, nem visando inibir conceitos sobre religiosidade, Deus e os homens. Apenas queremos dividir com você, o resultado da nossa colheita. Uns poderão gostar bastante e assimilar o conteúdo, e até promover mudanças pessoais, outros não.

Com esta terceira PARTE concluímos a INTRODUÇÃO.


OLHE! não desista, nos acompanhe. Há muita coisa do seu interesse e você não ficará sabendo se ficar izolado dos demais.

Voltaremos
na 3ª Feira, com a abertura do 1º Livro. Levaremos você ao encontro de Dante Alighieri, e juntos o acompanharemos na sua Odisséia. Nossa primeira visita será ao INFERNO. O que você acha, hein?

05/06/2011

3 comentários:

  1. Imagino, Vicente, com que alegria você está elaborando essas postagens. O blog do sanharol agradece e parabeniza sua dedicação e seu excelente trabalho.Bom domingo,
    Fafá

    ResponderExcluir
  2. Vicente, "adorarei" as postagens e começar pelo Inferno significa crescimento... até o Céu!
    Espero a próxima postagem. Já gostei da forma como será conduzido
    todo o texto. Parabéns antecipadamente!

    ResponderExcluir
  3. É...

    Fafá e Artemísia:

    Na postagem seguinte iniciaremos a nossa grande travessia.

    Abraços do

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir