Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 14 de junho de 2011

O JUMENTO É NOSSO IRMÃO - Por Mundim do Vale.

Quando foi lançado o livro “ O jumento é nosso irmão “ de autoria do meu conterrâneo Padre Vieira. Aconteceu uma verdadeira confusão em Várzea Alegre.
Algumas pessoas diziam que o padre estava debochando a humanidade e outras diziam que era uma falta de respeito com o povo.
Amélia Danga conversava com Maria Curta e dizia:
- Tu acha muié? essa arrumação qui o pade Vieira anda inventando, qui coisa mais sem fundamento. Ora! Chico Danga meu irmão qui é gente, já veve me dando o maió trabai. quidirá se eu tivesse um irmão jegue.

Maria Curta Disse:
- Vôte neguinha! Apois eu acho qui o pade ta ficando é abirobado, donde já se viu uma erisia dessa? gente é gente e animá é animá.
Eu cheguei no café de domicilia estavam João Doca e Joaquim Fiusa comentando o assunto. Aproveitei a deixa e fiz essa décima que guardei em segredo até hoje, com receio de que fosse ofender o grande escritor.


“ Valei-me Frei Damião
Me salve dessa aventura
O Padre Vieira jura
Que o jumento é nosso irmão.
O jegue não é cristão
É somente um animal
Que quando fica imoral
Acaba até uma feira.
Acho que o Padre Vieira
Precisa é de hospital.


Se o irreverente vigário ainda fosse vivo eu ía parabenizá-lo com esta décima e eu tenho mais do que certeza que o escritor iria gostar.

Mundim do Vale.

4 comentários:

  1. Mundim.

    Parabens pelo belo causo. Parabens pelo poema e obrigado por ter guardado esse tempo todo e revelado hoje no Sanharol.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Mundim,
    Tive a nonra e o prazer d e conhecer o Pe. Viierira, n/ao só uma vez , mas em várias ocasiões, ouvindo seus causo, suas piadas, que ele adorava contar. Eu também nynca conocrdei com esta hisrória, acho jumento um bicho muito acanalhado, imoral, ma s foi assim qu eVárzea Alegre ficou conhecida mundo afora.
    Valeu, belo causo
    Seu amigo d esempre, Giovani
    Em tempo: Pedro Souza também não gostava d e!Constras d eVárzea Alegre, odiava quando alguém pedia para ele tocar;

    ResponderExcluir
  3. Mundim. Quando abro o blog, procuro de imediato seus textos, poemas e seus causos. Adoro e me divirto bastante com seus escritos. Faça sempre.

    ResponderExcluir
  4. EU TAMBÉM TENHO CERTEZA MUNDIM. SÓ N´~AO SEI ERA SE FICARIA SEM RESPOSTA

    ResponderExcluir