Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 1 de junho de 2011

Um retrato de um sistema falido.

Senador Demostenes Torres.

Antonio Marcos Pimenta Neves matou a jornalista Sandra Gomide com dois tiros nas costas em 20 de agosto de 2000. Para se aproximar e namorá-la, usou do poder de chefe; para assassiná-la, abusou da confiança e da covardia.

Seis anos depois, pegou 19 de prisão. Quanto mais tempo durava a impunidade, menor ficava a pena, já insignificante diante da atrocidade: a Justiça a amputou para 18 anos e, em seguida, para 15.

A continuar nesse ritmo, o temor era que acabasse indenizado pelos poucos dias de hóspede no cárcere. Pois mesmo sendo réu confesso, prenhe de agravantes e vazio de atenuantes, só agora, mais de década depois, entrou de fato na cadeia. Para a sociedade, discutir os motivos desse absurdo é tão básico quanto cobrir de impropérios o gélido algoz.

A folga de Neves virou tema de conversas por se tratar de um criminoso notório, mas a verdade é que o Brasil está um imenso pimental.

Livrar-se solto após barbarizar pessoas tornou-se a regra, não importa a condição social delas nem do bandido – se este for rico, então, só conhece penitenciária por dentro em documentário.

Ninguém vai preso. Se for, não fica. Se ficar, sai logo. Se não sair, entra com recurso. Começa, então, a novela “Morde e assopra”, a lei abocanha a esperança da família da vítima e sussurra nos tímpanos do verdugo os códigos Penal e de Processo Penal e a Constituição, poemas de amor aos malfeitores.

4 comentários:

  1. Inicialmente cumprimentar o Senador Demóstenes Torres por ser um dos poucos a não se enlamear neste chiqueiro de porcos instalado em Brasilia nos últimos anos.

    Depois lamentar que jovens, como temos visto muitas outras além da Gomide, se envolver com velhos nojentos e sebosos do tipo Pimenta, apenas pelo dinheiro, pelo prestigio ou pelo poder.

    Por mais humano que se queira ser, merece o termo - Bem feito - para os dois. Um morto e o outro na cadeia, embora por pouco tempo.

    O sentido da postagem é a desmoralização da justiça, o poder do dinheiro e o despreso pela vida. Esse é o Brasil.

    ResponderExcluir
  2. O senador Demóstenes Torres é sem dúvida um dos únicos nomes que se salvam em nosso Congresso. É uma pena que seu partido o DEM, ao invés de valorizá-lo e apostar em seu nome para uma candidatura própria à Presidência, prefira, como sempre, se comportar como em anexo dos socialistas lights do PSDB... Pobre Brasil...

    ResponderExcluir
  3. Prezado Dr. Antonio André.

    O sentido desta postagem, no meu singelo entendimento, é a desmoralização moral e etica da sociedade e da familia.

    Teve prestigio, dinheiro ou fama, anda com uma novinha nos braços.

    E veja bem, não é amarrada, é de própria vontade. Falta pudor, vergonha.

    Como dizia o meu velho pai - quem colhe, somente colhe aquilo que planta.

    ResponderExcluir
  4. Não adianta elogiar Morais!
    Alí no congresso existem pessoas que merecem elogios, mas uma delas não é o Demostenes Torres. Pois bem:
    "SENADOR DA REPÚBLICA - DEMÓSTENES TORRES /GOIAS, MESMO DIANTE DE FATOS/DENÚNCIAS GRAVES OCORRIDAS EM GOIAS, SEU ESTADO, ADOTA A INÉRCIA COMO PROVIDENCIA. MAS DEMÓSTENES NÃO É SENADOR POR GOIAS? E O DINHEIRO - R$ 600 MILHOES ( DESVIADOS/NÃO APLICADOS), NÃO SERIAM " REPATRIADOS" PARA SEU ESTADO? O QUE OCORREU, SENADOR?"
    LINK: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2010/02/464823.shtml

    De santo este senhor não tem nada!
    Fez como o macaco que ficou a falar do rabo da cotia!

    ResponderExcluir