Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 4 de junho de 2011

ESCRITOR VARZEALEGRENSE ... QUEM É? - Por Vicente Almeida



Vocês, varzealegrenses e colaboradores do Blog do Sanharol, estão nos deixando a ver navios com suas postagens de adivinhação, mas precisamente essas fotos antigas. É praticamente impossível para um colaborador de outras paragens, ter qualquer idéia de quem sejam os personagens das fotos. Ai vocês se divertem.

A gente não conhece ninguém, mas, não deixamos de curtir os adivinhatórios.

Bom, desta forma, e mesmo não sendo de Várzea Alegre, não me dou por vencido, e contra ataco, pois, também quero participar da brincadeira.

Faço a presente postagem com o tema de um grande escritor varzealegrense, e peço a você que tentem adivinhar:

I - Qual foi o escritor Varzealegrense que escreveu o texto abaixo;

II - Em qual dos seus livros está o texto;

III - Qual é o seu título e o número da página?


Completarei a resposta se o leitor responder ao menos um quesito.


O texto não está completo, mas começa assim:


Várias pessoas já me pediram para escrever sobre saudade.

O tema é realmente apaixonante.

Ela mora dentro de cada um de nós.

Nos olhos marejados de lágrimas das mães;

Nas cãs prateadas dos velhos;

Na face lívida das donzelas sonhadoras;

Nas palpitações nervosas dos jóvens;

Na circunspecção introspectiva do monge;

Nos lábios em prece;

Nas tardes que morrem em uma agonia de luz...

*****************************************
Dicas:

I - Foi escrito no final do segundo milênio;

II - O autor escreveu vários livros;

III - Foi editado pela Record.

Não posso fornecer outras dicas por que facilitaria demais.

Quem gosta de literatura, não terá dificuldades.

Escrito por Vicente Almeida
04/06/2011

14 comentários:

  1. É...

    Isral:

    você chutou pra fora.

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  2. É...

    Magnólia:

    você também chutou...

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  3. é dessa vez magnólia acertou, também convivi próximo um sobrinho é desse livro página 44 eu tenho esse livro mas já faz mais de dez anos que eu li, eu tenho a segunda edição

    ResponderExcluir
  4. É...

    Pra que tanto mistério:

    Padre Antonio Vieira "O Verbo Amar e Suas Complicações. Tema "Saudade" página 44.

    Estão afinados Israel e Magnólia.

    Este livro me foi presenteado por uma de minhas ex namoradas em 1968. Maria Nair Viturino. E lá se vão 43 anos.

    Esses 43 anos correspondem a Idade de quem? De quem mesmo do Blog do Sanharol em agosto? Será que ela tem coragem de falar?

    Magnólia: Você devia ter deixado chegar ao Morais, Sávio, Francisco Gonçalves, Artemísia, Fafá Bitu, Izabel, Mundim do Vale, Luiz Lisboa. Ah é tanta gente que...

    Mas realmente esqueci da Enciclopédia Ambulante do Blog, você. Isto prova que não sei falar sobre Várzea Alegre. Mas, ainda não vou desistir.

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  5. Vicente Almeida

    Quando vi sua postagem logo fui verificar os livros de padre Vieira, mas não havia encontrado. Foi o comentário da Magnólia que me fez buscar o livro e a página. O livro é realmente esse, O Verbo Amar e Suas Complicações, 2ª Edição Gráfica Record Editora S.A. Rio de janeiro. E a página é 44.
    E ele conclui sobre a saudade:
    (...)É sofrimento e é alívio. É dor e é riso. É noite é é dia.
    Tenho esse livro que ele dedicou á mim com os seguintes dizeres:
    "Francisco Gonçalves de Oliveira, em homenagem à sua memória e ao seu amor à Várzea Alegre.
    Padre Antonio Vieira, 28-01-84.
    Uma relíquia! Tenho mais outro que ele me deu, Sertão Brabo.

    ResponderExcluir
  6. É, Vicente, Várzea Alegre tem é coisa. Quem sabe você cutuca uma mais difícil. Desta vez a Magnólia acertou. Vamos buscar no fundo do baú.

    ResponderExcluir
  7. vicente depois vou passar um poema de um poeta daqui conhecidissimo e quero ver se alguém acerta

    ResponderExcluir
  8. Cheguei depois da festa. Parabenizo o Vicente pelo desafio e Magnolia por ter identificado o autor. Texto de literatura afinada, bem ao estilo do Padre Vieira.

    ResponderExcluir
  9. Vicente, se você acha que não sabe nada de Várzea Alegre estou me candidatando a ser sua professora, topa? Mas não são lições atuais, mas lições de um tempo em que a gente podia andar tranquila de bicicleta na rua sem medo do trãnsito, onde havia tertúlia, parque Lima, circo, cruzadinha e tudo que sua amiga Fafá relembra muito bem. Abraço fortalezense.

    ResponderExcluir
  10. É...

    Nooosa Gente quanto aconchego.

    Obrigado pela força.

    Israel:

    Sei da sua capacidade cultural, e qualquer dia desses vou selecionar um tema varzealegrense e convidá-lo para juntamente com o Inventor Maluco, nos acompanhar ao passado em sua nave do tempo, com o fim de resgatar certas passagens históricas de Várzea Alegre. Inclusive o Claudio Sousa pois, ele também tem umas informações de que estou precisando para completar minha história.

    Aguardamos o seu poema.

    Magnólia:

    você é DEZ.

    Francisco Gonçalves:

    Que bom que você apareceu, estava sentindo sua falta.

    "O Verbo Amar e Suas Complicações" é um grande livro com ensinamentos profundos, filosofia a perder de vista.

    Não sei como um homem solteiro pode descrever tão bem o amor e a vida conjugal.

    Artemísia:

    A Magnólia é muito esperta mas, vou chegar aonde quero. E você tem razão da próxima vez, vou ao fundo do baú.

    Blog do Sanharol - Morais:

    Você não participou do início da festa, mas, ainda solveou uma taça do melhor vinho.

    Estou chegando agora e já vi que a página do Blog foi normalizada.

    Prefossora Fafá Bitu:

    Tô realmente precisado de uma lições varzealegristicas. O povo lá é muito afinado.

    Preciso muito fazer algumas viagens ao passado para não ficar tão pra trazmente.

    Abraços a todos

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  11. É...

    Estou tentando abrir as portas da literatura varzealegrense. Lá tem muita coisa boa: Poemas, poesias, contos, romances e muito mais.

    Tirem os livros das prateleiras, sacudam a poeira do tempo, vamos relembrar.

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  12. Vicente, já estou preparando a primeira áula, reúna borracha, lápis e apontador que eu estou já chegando de palmatória na mão, viu?
    Ah! Não vale perguntar a Morais, Mundim, Magnólia, Sávio e Israel. Vocã vai estudar com uma professora á la Eliza Correia.Não chegue atrasado senão tem palmatória, rs
    Profa. Fafá Bitu

    ResponderExcluir