Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 19 de julho de 2011

EXPLICAÇÃO NECESSÁRIA - Por Vicente Almeida

Devemos esclarecer que o título de cada matéria publicada, seguida do termo "Por Fulano de Tal" Não significa que "fulano de tal" escreveu aquele texto. Apenas informa quem publicou, para efeito de localização via Google.

Os TEXTOS copiados para as páginas dos Blogs, deverão no final, ter o nome do autor, ou indicação de onde foram extraidos.

Tratando-se de postagens em sequencia, o nome do autor, tradutor ou interprete de obra estrangeira, deverão ser incluídos logo na introdução, como em um livro. Assim o fiz em "A Divina Comédia".

Quando a matéria publicada for de próprio punho, o autor poderá ao final escrever "Escrito por Fulano de Tal".

Se postarmos apenas com o titulo, isto irá dificultar demais as futuras pesquisas. É tudo uma questão de racionalização.

Vamos exemplificar: Se você digitar na linha de comando do Google:

Blog do Sanharol - Por A. Morais

Blog do Sanharol - Por Vicente Almeida


Blog do Sanharol - Por Mundim do Vale

Blog do Sanharol - Por Magnólia Fiúza

Blog do Sanharol - Por Sávio Pinheiro

Terá um desfile de todas as matérias publicadas pelo colaborador, até o dia da pesquisa, não só no Blog do Sanharol, mas em todos os Blogs, inclusive aqueles tenham copiado.

Se não adotarmos essa postura, nem nossas próprios trabalhos, serão localizadas facilmente.

Esse procedimento simplificará a busca através do Google, além de dar a Cezar o que é de Cezar, isto é: Dar ao verdadeiro autor os créditos merecidos.

Em se tratando de matéria de domínio público, ou autor deconhecido, convém mencionar o fato. Em qualquer caso não devemos deixar transparecer que estamos pirateando.

Fica ai a sujestão...

Escrito por Vicente Almeida
19/07/2011

4 comentários:

  1. Vicente Almeida

    Essa sua atitude de postar essa explicação demonstra profunda responsabilidade com a produção cultural. A Cesar o que é de Cesar! Corretíssimo.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Vicente. Gostei da suaexplicação. Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  3. Muito procedente a explicação do Vicente.
    Quando um causo ou um verso não é da minha autoria eu costumo registrar a fonte.

    ResponderExcluir