Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 31 de julho de 2011

RESPOSTA AO POETA MUNDIN DO VALE – Por Sávio Pinheiro

MOTE

Quando sugeri o mote
Eu o fiz por simpatia,
Pois lançava a melodia
Da saudade, em tom de xote.
Você, que deu o pinote
Achando sê-lo do mal.
A sua prisão é legal
Como é a minha, aqui,
FICASTE PRESO EM JATI
E EU, AQUI, NESTE HOSPITAL.

A prisão que me refiro
É o sofrer do coração
Machucado de emoção
Sob o manto de um retiro.
Porém, sei e, até, prefiro
Vê-lo um profissional,
Pois nas páginas de um jornal
Não seria bom pra ti
FICASTE PRESO EM JATI
E EU, AQUI, NESTE HOSPITAL.

Não existe contradição
No mote que eu te enviei,
Já que a prisão, que falei
Não algema o cidadão.
Eu mantenho a retidão
E a reputação moral.
Todavia, é ilegal
A interpretação daí,
FICASTE PRESO EM JATI
E EU, AQUI, NESTE HOSPITAL.

Encerrando esta peleja
Eu confesso os meus intentos:
O sofrer de dois detentos,
Onde tanta dor, lateja.
Eu quero que o leitor veja
A nossa prisão real,
Que pra muitos é normal,
Mas tem sofrimento ali,
FICASTE PRESO EM JATI
E EU, AQUI, NESTE HOSPITAL.

Fim.

7 comentários:

  1. Parabens aos poetas.

    Que Deus lhes prenda por muitos anos entre a humanidade para deleitá-la com suas preciosas poesias.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Não venha você dizer
    Que estou saindo do trilho,
    Pois esse seu trocadilho
    Agora vou inverter
    Pra todo mundo saber
    A pura realidade,
    Eu estou nessa cidade
    Cumprindo minha missão.
    TOU CONSTRUINDO A PRISÃO
    MAS ESTOU EM LIBERDADE.

    A cadeia do futuro
    Está quase concluída.
    A obra vem sendo erguida
    Como mamão no monturo.
    Mas eu acho sem futuro
    Expor minha vaidade,
    Sabendo que uma grade
    Vai isolar um irmão.
    TOU CONSTRUINDO A PRISÃO
    MAS ESTOU EM LIBERDADE.

    Eu tenho uma esperança
    Que o governo federal,
    Ainda cai na real
    E adota uma mudança,
    Para educar a criança
    Até a maioridade,
    É essa a realidade
    Para formar cidadão.
    TOU CONSTRUINDO A PRISÃO
    MAS ESTOU EM LIBERDADE.
    Abraço.
    Mundim.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso! amei queridos poetas: meu Deus! que emoção, quanta sensibilidade neste mote; Mundim, meu poeta maior, Dr. Sávio é movido pela mesma atmosfera de saudade, carinho e amor pelo mesmo torrão, que você. Parabéns aos dois. Abraço fraterno. Fatima.

    ResponderExcluir
  4. Dr. Sávio e Mundim, que vocês permaneçam em liberdade por muitos anos, embora presos nos laços da saudade, transferindo pro papel estes versos para o nosso deleite.

    ResponderExcluir
  5. O Dr. Flávio de Socorro de Luís de Mestre Silvino, não foi muito generoso com Raimundim de Iraci de Pedro de Joaquim Piau da Vazante.
    Mas é isso mesmo:
    DURALEX SEDILEX.
    Eu não sei se escreví o termo jurídico certo, mas eu garanto que o Dr. Flávio Costa cavalcante vai traduzir pra vocês com toda certeza e ainda vai corrigir os meus erros.
    Abraços lá de nós.
    Mundim do Vale.

    ResponderExcluir
  6. Gente, depois desse desafio entre esses dois grandes poetas: Sávio e Mundim, vocês acham que se deve votar em desafios(fotos)? Que nada! Continuo votando neles. Vai meu voto para os dois.

    ResponderExcluir
  7. Leitores,

    Concordo com o Dr. Flávio Cavalcante, quando diz que não vai entrar no mérito da questão para libertar Mundin do Vale, pois ele é como o pássaro patativa. "Foi preso para cantar!"

    Eis o poema do saudoso Patativa do Assaré:

    Patativa descontente,
    Nessa gaiola cativa,
    Embora bem diferente,
    Eu também sou patativa.

    Linda avezinha pequena,
    Temos o mesmo desgosto,
    Sofremos a mesma pena,
    Embora em sentido oposto.

    Meu sofrer e teu penar
    Clamam a divina lei.
    Tu, presa para cantar,
    Eu, preso porque cantei.

    ResponderExcluir