Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Corrupção atinge niveis inimaginaveis, dizem delegados.


"Quando esses indivíduos são presos, por ordem judicial, os padrinhos vêm a público e se dizem ‘estarrecidos com a violência da operação da Polícia Federal’", afirma o documento, subscrito pela Associação Nacional dos Delegados da PF, uma das principais entidades da classe que detém atribuição constitucional para presidir inquéritos sobre desvios de recursos do Tesouro.

"No Ministério dos Transportes, toda a cúpula foi afastada", assinala o protesto. "Estourou o escândalo na Conab e no próprio Ministério da Agricultura. Em decorrência das investigações no Ministério do Turismo a Justiça Federal determinou a prisão de 38 pessoas de uma só tacada. Mas a preocupação oficial é com o uso de algemas."

Eles ponderam que "em todos os países a doutrina policial ensina que o preso deve ser conduzido algemado, porque a algema é instrumento de proteção ao preso e ao policial que o prende".

Os delegados recorrem ao criminalista Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça no governo Lula, que um dia declarou: "A Polícia Federal é republicana e não pertence ao governo nem a partidos políticos."

Trecho do documento soa como um alerta: "Há de chegar o dia em que a história será contada em seus precisos tempos. De repente, o uso de algemas em criminosos passa a ser um delito muito maior que o desvio de milhões de reais dos cofres públicos".

4 comentários:

  1. "A Polícia Federal é republicana e não pertence ao governo nem a partidos políticos."

    Marcio Thomaz Bastos.

    ResponderExcluir
  2. Um país com tantos problemas de corrupção, segurança pública, etc, ainda ter que se preocupar com detalhes como algemas.Acho que todo criminoso tem que ser algemado sim, independente dele oferecer perigo ou não para quem está escoltando.Piores são os danos causados a sociedade ou aos cofres públicos.Acho que enquanto não houver reformas no código penal e civil com leis rígidas,continuará a ipunidade.
    Carlos Alencar
    Juazeiro do Norte-Ce

    ResponderExcluir
  3. Prezado Carlos Alencar.

    Agradecemos sua visita e o seu comentario abalizado e razoado. Se voce for Alencar dos de Jose Carlos Alencar de Varzea-Alegre, está honrando o nemo.

    Parabens.

    ResponderExcluir
  4. Sim, sou um dos Alencares de Várzea-Alegre.Na verdade, nunca morei lá.
    Nasci numa pequena fazenda daquele município. Por necessidade de estudarmos nossos pais nos trouxeram ( anos 60 ) para Juazeiro do Norte. Onde permanecemos até o presente.
    Mas amo os meus conterrâneos! Sempre que posso faço uma visita à cidade, que alías está linda!
    Parabénsa administração.
    Carlos Alencar

    ResponderExcluir