Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A DIVINA COMÉDIA - Sávio Pinheiro

Quero agradecer ao genial Vicente Almeida, por ter proporcionado aos leitores do Blog do Sanharol, a rara oportunidade de ler esta imortal obra de Dante Alighieri escrita há mais de 700 anos. E também, externar a minha indignação histórica de saber que os suicidas – mesmo os que sofrem de Depressão – são rotulados de pecadores por alguns segmentos religiosos.

A Divina Comédia me mostrou
O sofrer que eu tenho de enfrentar
Quando o cão resolver me castigar
No inferno que Dante eternizou.

Sei que o limbo já muito maltratou,
E que ainda haverá de maltratar
Tantas almas penadas, a vagar,
Que na terra, o bem as abandonou.

Se em vala ou em círculo deprimente,
Ou em meio a deserto incandescente,
Eu não sei do castigo que virá.

Porém, sem ter ideias suicidas
Sei que as hárpias, por mim, serão vencidas
E esta vã punição sucumbirá.

Fim.

4 comentários:

  1. É...

    Dr. Sávio:

    SUICIDA, não é somente aquele em que o interessado põe uma corda no pescoço, dá um tiro no ouvido, ou salta de um edfício, intencionalmente, com o fim de por termo a sua vida.

    SUICIDA TAMBÉM, são aqueles viciados em substâncias alucinógenas, além do alcool e do cigarro, pois, conhecendo os males do seu uso, deliberadamente se envolvem, e raramente reagem. Nós dissemos VICIADOS, isto é; aqueles que perdem o controle de si mesmos. Ressalvamos aqui os menores, que normalmente são induzidos ao vício.

    Não podemos dizer que o DEPRESSIVO, deliberadamente seja um SUICIDA em potencial. O seu estado depressivo pode ser o resultado da invigilância, não por incompetência inteligencial, mas por que seus cuidadores não perceberam a tempo o seu estado como depressivo, e tratam com as drogas mais variadas apenas o corpo.

    Sendo um distúrbio mental, deviam na verdade tratar também da alma, sondando-lhe as profundezas do ser, pois é quem está sofrendo. Se este vier a se suicidar, o seu conhecimento sobre este ato é muito vago.

    O pecado é proporcional ao conhecimento do ato praticado.

    Poderia ser considerado homicídio, um canibal sair à caça e matar seu semelhante para saciar sua necessidade alimentar?

    ***************************

    As religiões estão muito longe da verdade e da vontade de Deus.

    Somos do tempo em que o padre não celebrava missa na intenção do suicida nem acompanhava o seu enterro.

    E ainda hoje são rejeitados pela igreja, os casais que vivem maritalmente há décadas, criando seus filhos com dignidade. Não podem se confessar, receber comunhão, ou apadrinhar um afilhado, apenas por que não são casados na igreja.

    Mas aqueles que disseram "SIM" nos pés do padre, mesmo posteriormente cometendo crimes os mais variados, podem se confessar, comungar e apadrinhar.

    Não sei os outros, mas vejo nesta conduta, dois pesos e duas medidas.

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  2. Dr. Sábio, quam sabe faz!
    Parabéns, mais uma vez pela bela inspiração!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Dr. Sávio e Vicentinho.
    Se o Suicida podesse responsabilizar alguém pelo seu ato, de acordo com a doutrina espírita os resposáveis seriam os inimigos do pretérito. Espíritos vingativos que induzem o depresivo ao ato dosuicídio.

    ResponderExcluir