Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 13 de agosto de 2011

Samba do Bixiga na casa da Dilma.

A situação no governo Dilma Rousseff não só deu um nó esta semana, mas parece entrar na encruzilhada decisiva de seus rumos de perdição ou salvação diante do futuro político e administrativo.

Tudo já se mostrava complicado desde o começo na composição frouxa e precária do time principal - apesar do comando de cara enfezada à la seleção de Mano Meneses - , mas se agravou ainda mais nestes primeiros dias de agosto que promete não negar fogo em sua tenebrosa tradição histórica.

A guerra surda no começo virou ultimamente tiroteio encarniçado com emboscadas públicas por espaços e verbas dos grupos de apoio e sustentação (PT, PMDB e PR, principalmente). Isso torna difícil uma previsão de quantas baixas e estragos maiores causarão ainda estes conflitos de poder antes de uma trégua ou do fim improvável do fuá, a julgar pela barulheira infernal destes dias.

Para complicar este cenário local de tumulto no qual outra vez as minguantes “forças da oposição” se fazem de morta (ou será que foram dizimadas efetivamente?), avistam-se já nuvens densas que sopram dos Estados Unidos e Europa, ameaçando em breve bater sob forma de ventania nas costas brasileiras, causando abalos bem mais significativos que as “marolinhas” do governo Lula.

Olhando atentamente e com alguma dose de humor sempre indispensável, será fácil verificar que o desenho em Brasília, com repercussão por várias partes do País, está muito parecido com a “cínica situação” descrita em “Um Samba no Bexiga”, antiga mas sempre emblemática composição de Adoniran Barbosa.

Vitor Hugo Soares é jornalista.

2 comentários:

  1. Quando o Pedro Novais foi indicado por Sarney para o turismo a imprensa denunciou um pagamento de alto valor com verba idenisatoria a um Motel. No minimo estranho um velho de 86 anos fazendo festas em Motel. Dilma não deu ouvido com medo de Sarney e do PMDB.

    Quem colhe somente colhe aquilo que planta. Agora descasque o abacaxi ou siga os conselhos do Lula deixe a gatunagem tomar conta de tudo e espere ver até quando o povo aguenta. Está mais para o samba do criolo doido.

    ResponderExcluir
  2. ANALISANDO POR UM ÂNGULO MENOR SERÁ MAIS FÁCIL ENTENDER O QUE ACONTECEU, ESTÁ ACONTECENDO, E VAI PERDURAR POR MAIS UNS 2011 ANOS:
    TEM UM CASAL QUE EU CONHEÇO AQUI NUM BAIRRO PERIFÉRICO DE JUAZEIRO, QUE SOLTA NAS RUAS DA CIDADE, DIARIAMENTE, 5 FILHOS E 3 SOBRINHOS. ESSES GAROTOS (AS), COM IDADES ENTRE 5 E 17 ANOS FAZEM TUDO QUE AS LEIS LHES PERMITEM - PROSTITUEM-SE, ROUBAM, FURTAM, MATAM ETC.
    A ORIENTAÇÃO DOS PAIS É UMA SÓ: TRAGAM DINHEIRO PRÁ CASA SE NÃO COLOCO VOCÊS PRÁ FORA... SE NÃO CHEGAREM COM DINHEIRO NÃO ENTRAM EM CASA...
    DEU PRÁ ENTENDER A COMPARAÇÃO? DURANTE 4 ANOS DILMA FEZ CAMPANHA PARA A PRESIDÊNCIA. LIBEROU VERBAS PARA MINISTROS, SECRETÁRIOS, DIRETORES DE ESTATAIS ETC., COM O OBJETIVO DE ANGARIAR RECURSOS PARA GASTOS DE CAMPANHA.
    RELEMBREM QUE O OLHAR DO MINISTRO DOS TRANSPORTES DEMITIDO PERGUNTAVA AO POVO BRASILEIRO: POR QUE SÓ EU? E OS OUTROS? EU SÓ FIZ O QUE ME MANDARAM... EU SÓ CUMPRI ORDENS...
    OLHAR PARA A CÂMERA DE TV E DIZER "EU NÃO VI NADA", "EU NÃO ESTOU SABENDO DE NADA" DEU MUITO CERTO. E PELO VISTO VAI CONTINUAR DANDO. O POVO BRASILEIRO É MUITO BONZINHO, SENSÍVEL, GENEROSO E COMPREENSÍVEL.

    ResponderExcluir