Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 16 de setembro de 2011

LEMBRANDO DE MESTRE PEDRO - Por Mundim do Vale

Nessa postagem, eu não posso precisar a data. Mas a família de Pedro Souza possui um exemplar do jornal com a matéria completa.
Quem duvidar é só pedir a Nonato Souza.
Numa ocasião em que o Mestre Souza passava uns dias em Fortaleza, foi convidado para uma entrevista no jornal O Povo com O jornalista Nonato Albuquerque.Eu tive a felicidade de ser o condutor de Pedro e da sua harmônica logo que chegamos Pedro tirou o instrumento da bolsa e em seguida o jornalista chegou com uma máquina fotográfica e um gravador para a entrevista.
Mestre Pedro com aquela sua timidez, acabou omitindo alguns trabalhos importantes que já tinha feito. Vendo aquela situação eu comecei a cochichar lembrando a Pedro os trabalhos de São Paulo e Paraná e outras coisas mais da sua versatilidade artística.
O jornalista achando a entrevista muito curta falou:
- Raimundinho. Já que você conhece bem o Mestre Pedro, seria bom você acrescentar mais alguma coisa, para ilustrar a matéria.
Eu concordei e arrochei. Mais menino! Eu enfeitei muito mais do que certas pessoas que andam contando histórias de: papagaio, gatos, preás, e curimatãs.
Terminada a entrevista, nós entramos no carro e Pedro falou:
- Mais Raimundim. Tu é doido mesmo. Disse um magote de coisa que eu nunca fiz.
- Ora mais tá! Eu menti foi pouco. Se fosse Josimar seu cunhado, eu garanto como ele ia dizer que você tinha feito um show em cima da ponta de San Francisco na Califórnia.


Reprisado para os familiares do saudoso Pedro Souza.

Amanhã tem mais.

3 comentários:

  1. Mundim do Vale.

    È muito prazeroso ouvir os Piaus falar do mestre Pedro Sousa. Ainda hoje postamos um depoimento da minha prima Rita Morais, uma das declarações mais fieis a verdade, que já pude ver na vida a respeito do mestre Pedro Sousa.

    Não pense que vou vestir a carapuça, tem outros contadores de historias no Blog, inclusive uns contadores de historias de onças, um tal de Pedro Piau e o João Pedro.

    O Roçado de Dentro vive a vaiar o Blog do Sanharol e a mim, se voce vier a Varzea-Alegre me avise que irei também. Sozinho vou é nada, tenho medo de apanhar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Dois meses antes de sua morte, Seu Pedro me falou sobre um festival de sanfoneiro que iria haver em fortaleza,só com sanfonas de 8 baixos, o pé-de-bode.Entre os concorrentes, ele citou Luizinho Calixto, Alceu Medeiros e outros que eu não lembro. Eu perguntei: Seu Pedro, o que o senhor tá esperando da sua participação?
    Aí ele me respondeu: Sei não, Giovani, mas se eu ficar em último lugar, só em estar no meio desse povo eu já me sinto muito satisfeito.

    ResponderExcluir
  3. desculpem-me, deveria ter escrito: Fortaleza

    ResponderExcluir