Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

PRÓLOGO - Postagem do Antônio Morais.


Dizem que um discípulo perguntou para o seu mestre: Mestre, qual o segredo de sua serenidade? E o mestre respondeu: Rendição incondicional ao inevitável.

A sabedoria da felicidade: distinguir o inevitável do que é evitável; o que está sob controle do que escapa dele. As vezes, temos de renunciar ao universo ou aos fatos incondicionalmente; outras vezes, devemos brigar, lutar por essas coisas que nós consideramos não ser negociáveis. Mas quando? Quando é vital, quando os princípios e a vida estão em jogo.

Os estoicos mostraram um caminho. Epíteto, o escravo, disse: Não espere que as coisas aconteçam como você quer, mas que aconteçam como acontecerem, e você será sempre feliz. Ele ainda acrescenta: Por isso, se você quiser ser livre, não deseje nada ou fuja do que depende dos outros, senão você será sempre escravo. 

Há pior escravidão do que a que nasce dentro de nós? Que torna prisioneiros do próprio vicio, da própria compulsão que se impõe e nos manipula como marionetes? Entre o extremo da necessidade de controle, que se manifesta na mais crua ansiedade, e o extremo descontrole, que define a incapacidade de se impor limites, há um ponto médio racional, saudável e construtivo, no qual o "eu" inventa a si proprio e encontra a sabedoria do bom discernimento.

2 comentários:

  1. AQUELE QUE TEM DOMINIO DE SEUS PRÓPRIOS PENSAMENTO, TEM MAIS CHANCE DE ACERTAR EM TUDO QUE FAZ. Fatima Bezerra.

    ResponderExcluir
  2. Paz e bem. Saudações franciscanas. Que as pessoas sejam mais humildes até o Francisco que representa a igreja.

    ResponderExcluir