Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Uma ode para os cratenses! - Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Hoje eu acordei com versos fervilhando em minha cabeça. Um poema que o russo Vladimir Maiakovski bem poderia ter escrito especialmente para nós cratenses. Mas em muita boa hora, Eduardo Alves Costa, um poeta fluminense radicado em São Paulo foi o autor dos versos que muitos erroneamente atribuem a Maiakovski, mas que provavelmente foram escritos diretamente para nós, simples mortais cratenses. Um povo escondido nessa mais que perdida cidadezinha envolvida pelas fraldas da bela Chapada do Araripe, único bem que nos resta e que talvez os donos do poder não poderão jamais nos subtrair.

"Na primeira noite eles se aproximam.
Roubam uma flor do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
Pisam as flores, matam nosso cão,
E não dizemos nada.
Até que um dia, o mais frágil deles
Entra sozinho em nossa casa,
Rouba-nos a luz,
E conhecendo o nosso medo
Arranca-nos a voz da garganta.
E porque não dissemos nada!
Já não poderemos dizer mais nada!"

Todas as flores dos nossos jardins foram despetaladas ao longo dos anos em que nossas lideranças foram sepultadas pelo voto que destinamos a candidatos de outras terras. De que adiantou aos cratense ajudar a eleger tantos deputados sem nenhuma preocupação com o Crato?
Somente sabemos choramingar quando perdemos melhorias ou entidades que poderiam vir para o Crato. Mas precisamos reconhecer que existe em cada um de nós cratenses, um comodismo sem igual. Ou uma alienação geral. Como que, esperamos que os benefícios caiam do céu como a chuva que molha toda uma região, indistintamente. Se nada vem para o Crato, nada também pleiteamos porque não escolhemos pessoas comprometidas com a terra, que nos representem e lutem pelo Crato junto aos governos federal e estadual.
Choramos porque os benefícios vão para o Juazeiro. Mas lá não há acomodação, o povo trabalha. Há mais de dez anos que ouvíamos notícias de que os deputados federais daquela terra lutavam para conseguirem uma Universidade Federal.
Quando prestei meus serviços ao governo estadual, fui testemunha de um fato que poderia servir de exemplo aos cratenses. Vi uma comitiva de lideranças juazeirenses: todos os deputados federais e estaduais daquela terra, lideres comerciais e representantes da sociedade nas pessoas dos dirigentes de clubes de serviços, todos juntos saindo do gabinete do Secretário de Estado para reverterem para cidade do Juazeiro a sede regional do DETRAN que estava prometida ao Crato.
Se não houver uma conscientização do eleitor cratense, principalmente daqueles que trocam seu voto por favores, continuaremos sendo fim de linha. Dentro de breve tempo, nem quem tem negócios a fazer com o Crato, porá os pés nessa cidade, pois os retornos já se encontram fechados.
Por Carlos Eduardo Esmeraldo

3 comentários:

  1. É...

    Carlos Esmeraldo:

    Na verdade, a situação em que hoje nos encontramos no Crato, não é culpa do eleitor cratense.

    Devemos tudo isto a acomodação de nossas lideranças.

    Pergunto: E temos alguma liderança no Crato de hoje?

    Foi-se o tempo de uma Associação Comercial lutadora e forte.

    Não temos mais Filemons Teles, Pedros Felício, Décios Teles Cartaxo, Teodoricos Teles, D. Quintinos, Bárbaras de Alencar, e tantos outros que tornaram esta cidade o centro das atenções, transformando-a em um pólo comercial e fundando uma das primeiras agencias bancárias do interior cearense.

    Estamos vivendo momentos difíceis, até que tenhamos políticos genuínos e voltados para nossa urbe... Por amor e não por interesses danosos a todos nós.

    O eleitor não tem escolha, e um grande percentual de analfabetos, sem nada a perder, são um prato cheio aqui e além para os políticos viciados e viciadores, que de interesse coletivo não têm nada.

    E bato o martelo.

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  2. Prezado Amigo Carlos Eduardo.

    De há muito tempo essa situação vem sendo denunciada pelo seu irmão e meu amigo Pedrinho Esmeraldo.

    O Crato adormeceu e, a unica explicação para tanto descaso é a ausencia de lideranças com poder politico.

    Não temos lideres atalmente.

    Grande abraço e até amanhã, de idade nova e tudo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Prezados amigos: Morais e Vicente Almeida

    Realmente a falta de liderança no Crato é algo que se perdeu no tempo, agravada pela falta de um consenso que possibilite o surgimento de novas lideranças. Temos jovens se destacando na política que poderão ser o futuro do Crato, desde que haja este consenso. O Crato possui um colégio eleitoral suficiente para eleger um deputado federal e dois estaduais e isso não ocorre há mais de cinquenta anos. Um abraço grande abraço e obrigado pelas obeservações.

    ResponderExcluir