Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Dr. Raimundo Bezerra e o Primeiro Site do Crato na Internet - Por: Dihelson Mendonça


Memórias...


E
m 1993 eu comecei a acessar a internet. Fui das primeiras pessoas do Brasil a usar a grande rede, com os primeiros provedores que existiram em São Paulo. No mesmo ano, implantei no Crato um sistema que fornecia E-mail para os usuários, o primeiro serviço de internet do Cariri, chamado MEGA-STAR BBS. Os BBS, também conhecidos por "Boletim Board Systems", foram os precursores dos atuais serviços de internet. Era uma época primitiva, mas já tínhamos comunicação em tempo real com o resto do mundo, e eu cheguei a ter mais de 120 clientes cadastrados nesse sistema. Anos depois é que surgiu outra BBS aqui no Crato, e 4 anos depois surgia a BaydeJBC em Juazeiro. Em 1996 os sistemas se aperfeiçoaram e fizemos planos para um grande provedor para o Crato em reuniões com Nezim Patrício e outros, a fim de calcular os custos e o material necessário. Crato sempre marcando pioneirismo...

Ainda em 1996 me tornei webdesigner, trabalhava também com programas gráficos como o photoshop ( que era novidade ), retoques de fotos antigas, etc, e me associei a outras pessoas, como Josane Garcia, Sérgio Bastos e Haoni Caiena, que na época, era um garotinho inteligente.

Um dos nossos primeiros trabalhos além do design de um site para uma indústria de Mel da região, foi a criação do site da cidade do Crato. Levamos a idéia ao Dr. Raimundo Bezerra ( então prefeito ), que ficou muito empolgado para que o Crato fosse pioneiro ( Vejam que essa história de "O Crato na Internet" que o Blog do Crato utiliza, vem desde aquela época ). Dr. Raimundo foi um homem visionário, tinha grande noção das potencialidades que a internet traria ao futuro. Assim é que com a equipe acima mencionada, e com revisões de Huberto Cabral, surgia em meados de 1997, o primeiro "Crato na Internet", que foi o site Crato Virtual.

Numa época em que ele foi criticado por alguns retrógrados da cidade, que achavam que "esse negócio de internet não ia dar em nada", e investia numa "coisa sem futuro", ele, que sempre me tratou carinhosamente de "O professor", escreveu a seguinte mensagem de abertura para nosso o site há 14 anos atrás:

"Temos a responsabilidade de criar condições favoráveis para nossa gente, garantindo a todos o pleno direito de exercício da cidadania, buscando o objetivo maior, que é a vida tranquila, de boa qualidade. A plenitude desse direito é revigorada no acesso do homem aos meios da saúde, a educação e ao mercado de trabalho. Crato por tradição histórica, política, social e cultural, sempre se destacou por seu potencial natural e sua exuberante paisagem que encanta quantos o visitam. É nosso dever como poder público manter acesa a chama da história deste município que sempre se destacou como geo-centro do Nordeste do Brasil com suas particularidades e seu forte potencial produtivo. O reconhecimento do cidadão nas ações públicas está na segurança de poder nascer, crescer e construir uma família com a certeza de demonstrar, que lhe foi permitido garantias reais a esse mister, e, finalmente justificar seu dever como cidadão participativo que contribui para o engrandecimento da sociedade. Cabe a todos esse direito de participar, para que o futuro seja o resultado do nosso presente. O Crato, no seu histórico pioneirismo, não poderia ficar de fora dos modernos avanços da tecnologia das comunicações eletrônicas e do já existente aldeamento global. Com o advento da Internet, podemos projetar ao mundo de maneira rápida, realista, e moderna, o legado dos nossos antepassados gloriosos de suas causas nobres, que tornam o Crato um ponto referencial único dentro da história sócio - política do nordeste brasileiro, e as suas projeções altivas para a cultura e a CyberCultura do próximo milênio. Sejam bem vindos, "nesta terra há lugar para todas as pessoas de boa vontade. "

Aqui está uma imagem da página de abertura do nosso primeiro site do Crato, o "Crato Virtual":
http://3.bp.blogspot.com/-O-2AuskgcfE/TpNGNMu5PUI/AAAAAAAAaGc/Q4vGufOHpxo/s1600/crato_virtual.jpg

Aproveito aqui para saudar esta grande figura da sociedade cratense, Dr. Raimundo Bezerra, um homem de muita visão, que sempre teve por mim, um tratamento e aprêço especiais, sempre que nos encontrávamos. Nos deixou saudades.

Por: Dihelson Mendonça

3 comentários:

  1. Parabéns Dihelson por este relato histórico e interessante.
    Dr Raimundo sempre foi estimado pela nossa família, principalmente minha mãe que o admirava muito e foi sua eleitora em 1986.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Giovani. Realmente, o homem tinha muitos amigos. Aqui no Crato é consenso que ele foi um grande médico, um grande ser humano e um grande político.

    Abração,

    DM

    ResponderExcluir
  3. É...

    Dihelson:

    Dr. Raimundo e a D. Selene foram meus padrinhos de casamento em 01/03/1969.

    Tudo que você fala sobre ele é muito merecido. Ele foi tudo isso e muito mais.

    Éramos militantes políticos no velho MDB com Eudoro Santana, Dr. Jósio Araripe e Valmir Farias. Várias vezes ele tentou se eleger pelo Crato sem lograr êxito. Até que finalmente conseguiu e o seu governo foi profícuo.

    Dr. Raimundo era assim, quando ele percebia que alguém tinha futuro, não menosprezava o seu trabalho e era amigo de verdade. Muito leal e humanitário de mão cheia.

    Quanto a internet, acompanhei você com seu trabalho e a sua BBS, acompanhei sua projeção nesta área, suas dificuldades, sua luta, seu empenho incansável para dotar o Crato da primeira internet.

    No campo da tecnologia de informação cibernética, você foi um dos pioneiros no Ceará.

    Iniciei nesta área em 1990, quando adquiri em Fortaleza meus dois primeiros computadores, 02 AT 286 com 1 MG de memória e HD de 10 MG, nem se falava em monitor colorido. A aquisição desses equipamentos me custaram - pasme $ 4.000 dólares, destinados a informatizar o meu escritório. Também comprei uma impressora matricial Emília (que ainda guardo como lembrança) Naquele ano o XP estava saindo de circulação.

    Na área de contabilidade informatizada fui um dos pioneiros. O primeiro foi Seu Hélio contador com um CP 500 e ele me influenciou decisivamente para aderir a tecnologia.

    Meu amigo, gostei muito da sua postagem.

    Abraços do

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir