Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 10 de agosto de 2013

F. COME FEMME - SALVATORE ADAMO


Salvatore Adamo, um dos nomes de maior sucesso da música francesa é, na verdade, italiano. Emigrou para a Bélgica com os pais, ainda criança. Adamo adotou a língua francesa em sua carreira. Tornou-se um dos cantores de maior sucesso comercial na Europa. 
Durante os anos 60, colocou várias canções no topo da parada européia. Já vendeu mais de 80 milhões de discos pelo mundo afora. 
Seus maiores sucessos no Brasil são "C'est Ma Vie" e "F...Come Femme". Curiosamente, estas músicas não estão entre as mais conhecidas do seu repertório no exterior. "F...Come Femme" (M de Mulher) fez muito sucesso por aqui ao ser tema da personagem Renata, interpretada pela atriz Bete Mendes na novela Beto Rockfeller, exibida pela extinta Rede Tupi entre 1968 e 1969.  
Salvatore nasceu em Comiso (Italia) em 1 de Novembro de 1943, em uma família pobre com 6 filhos. Estudou numa escola religiosa de educação rígida. O sonho dos seus pais era oferecer-lhe um futuro glorioso. Aluno consciencioso e solitário, Adamo revelou um grande dom para o canto. 
Quando adolescente, Salvatore participou num concurso radiofónico em que ganhou o 1º prêmio. Ao mesmo tempo gravou o 1º disco, sem sucesso. Desanimado pensou retomar os estudos. Seguindo o conselho do pai, Antônio, um velho mineiro, Adamo tomou o caminho da capital para tentar a sua sorte. Sustentado pelo pai bateu sem cessar às portas das editoras e assinou por fim um contrato. 
Cantor popular por Excelência, Adamo seduziu o público da França e logo ganhou popularidade em outros países.  Ele foi idolatrado no Japão e os seus concertos tinham milhares de espectadores em todos os países do mundo. 
Artista emérito e trabalhador esforçado, Adamo não poupou esforços, e passou o essencial do seu tempo nas estradas, entre dois concertos. 
Restabelecido de um grave enfarte que teve em 1984, Adamo publicou, em 1992, "Rêveur de fonds", um novo álbum que foi objeto de críticas elogiosas. 
Confortado por esta popularidade reencontrada, lançou em 1994, "C’est ma vie", um disco ao vivo, recordação de uma série de concertos no Casino de Paris e título do seu disco de 1975. 
Em 1995, editou "La vie comme elle passe", um álbum introspectivo, muito intimista, seguido, em 1998, de "Regards". 
Artista apaixonado, Adamo seguiu a carreira sem se preocupar com modas e tendências. Ele provou que apesar disso a sua popularidade se mantém intocável.. 

5 comentários:

  1. É... Belíssima!!!!!!!!!!!!
    Sou eternamente apaixonada por esta música.
    Obrigada, Morais!

    ResponderExcluir
  2. Morais, a minha resposta seria a mesma, pois F. Comme Femme lembra os meus verdes anos, bem como, e os lindos momentos vividos na cidade de Crato quando estudava no Colégio Wilson Gonçalves e assistia na TV Ceará a novela da TV Tupy, Beto Rockfeller.

    Parabéns pela escolha.

    Do amigo de sempre,

    Raimundo Nonato Rodrigues, o paraibano.

    ResponderExcluir
  3. Se me perguntassem qual a musica que mais marcou minha juventude responderia sem a menor duvida: F. Comme Femme.

    ResponderExcluir
  4. Adamo, um cantor que encantou e ainda encanta milhões de pessoas.
    Minha música da minha juventude, inesquecível!!!!

    ResponderExcluir
  5. Adamo, um cantor que encantou e ainda encanta milhões de pessoas.
    Minha música da minha juventude, inesquecível!!!!

    ResponderExcluir