Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 5 de outubro de 2011

NOBEL DA PAZ - POR XICO BIZERRA

Com 7 palmos de areia na caixa dos peitos, Alfred Nobel deve estar sem nada entender com a indicação de Obama, no início do ano, para o prêmio que leva o seu nome. O americano agora é “colega” de Madre Tereza de Calcutá, Martin Luther King, Bispo Desmond Tutu, Nelson Mandela … Pode? Em que virtudes terá se baseado a Comissão Sueca (ou é de Oslo?) para delegar-lhe esse prêmio? Pelas balas e bombas no Iraque e no Afeganistão, pelos bloqueios econômicos impostos a quem discorda de sua política ou pela instalação de bases militares na vizinha Colômbia? Isso tudo, dirão alguns, é coisa de seus antecessores, principalmente do Demobush (o demo é de demônio, não confundir com outra coisa) ou do branquelo Clinton. O único mérito da escolha é que, com o prêmio – a meu ver concedido em tom preventivo – o Barack deverá pensar duas vezes, de agora em diante, antes de atear fogo no barril de pólvora do Oriente ou de comandar a escravidão a que, do ponto de vista econômico, submete o pessoal de Cuba, do Irã e da Coréia do Norte. Teremos que esperar pra ver. Enquanto isso, Alfred Nobel estrebucha na cova.

3 comentários:

  1. Prezado amigo Xico Bizerra.

    Tenho grande apreço por você, admiro muito seus textos, mas hoje quero cumprimentar e dizer que você foi perfeito na sua cronica. Concordo em numero, gênero e grau com tudo que você escreveu.

    Quem colhe, somente colhe aquilo que semeia. Os estados Unidos, semeiam odio, arrogancia, prepotencia, e, estão colhendo o que plantaram; Vivem amedrontados, sem paz, sob constantes ameaças e o pior, merecendo a antipatia do mundo inteiro.

    Parabens.

    Abraços.

    Antonio.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Obama,
    Ozana,
    A brama.
    Que porre!

    Quem morre?

    ResponderExcluir