Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Por que não tem ONGs no nordeste?

O Conversa Afiada recebeu uma colaboração de um leitor. O texto abaixo faz uma comparação entre o trabalho e a presença das Ongs estrangeiras na Amazônia e no Nordeste. Você consegue entender isso?

Vítimas da seca
Quantos? 10 milhões
Sujeitos à fome? Sim
Passam sede? Sim
Subnutrição? Sim
ONGs estrangeiras ajudando:
Nenhuma
.
Índios da Amazônia
Quantos? 230 mil
Sujeitos à fome? Não
Passam sede? Não
Subnutrição? Não
ONGs estrangeiras ajudando: 350.

Provável explicação: A Amazônia tem ouro, nióbio, petróleo, as maiores jazidas de manganês e ferro do mundo, diamante, esmeraldas, rubis, cobre, zinco, prata, a maior biodiversidade do planeta (o que pode gerar grandes lucros aos laboratórios estrangeiros) e outras inúmeras riquezas que somam 14 trilhões de dólares.

O nordeste não tem tanta riqueza, por isso lá não há ONGs estrangeiras ajudando os famintos. Tente entender: Há mais ONGs estrangeiras indigenistas e ambientalistas na Amazônia brasileira do que em todo o continente africano, que sofre com a fome, a sede, as guerras civis, as epidemias de AIDS e Ebola, os massacres e as minas terrestres. Agora, uma pergunta: Você não acha isso, no mínimo, muito suspeito? É uma reflexão interessante.

4 comentários:

  1. Quem assistiu o "Fantástico' da Globo de ontem dar para entender esta questão.Muito difícil encontrar uma ONG séria, com trabalho honesto, sem visar tão somente o desvio d edinheiro público.

    ResponderExcluir
  2. É...
    Mas o "roubo" na Amazônia Brasileira não começou ontem!

    ResponderExcluir
  3. PARA MIM TODA ONG TEM SEGUNDAS INTENÇOES, E PRINCIPALMENTE ESSAS QUE SEUS LIDERES OU PRESIDENTES SÃO LIGADOS A PARTIDOS POLITICOS ,É O CASO DA QUE O GEOVANNI SE REFERIU,NO CASO O PCDOB.

    ResponderExcluir
  4. Essas Organizações Não Governamentais "sem fins lucrativos" deveriam ser mais fiscalizadas. A sua finalidade, a princípio, seria pública, ou seja, atuar em áreas como meio ambiente, combate à pobreza, educação, desenvolvimento sustentável, etc, etc, etc... Seriam muito importantes as suas funções na sociedade, se todas fossem SÉRIAS. Partindo do princípio de que não podemos generalizar os fatos em detrimento de outro, o fato é que estamos por demais desacreditados em - sem generalizar - quase todas as instituições que se formam em nosso País . As ONGs obtêm recursos através de financiamento dos governos, empresas privadas, et, et, etc. Grande parte da mão-de-obra que atua nas ONGs é formada por voluntários. Decerto, por trás desses inúmeros "voluntários" existem muitos interesses conflitantes. QUE PENA.

    ResponderExcluir