Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 26 de outubro de 2011

SER VARZEALEGRENSE É - Por Mundim do Vale

EU SOU A TERA DO ARROZ
Literatura de cordel

Eu sou Várzea Alegre Antiga
Sou também a atual
Sou o terço da Formiga
Sou lapinha de natal.
Sou mestre Antônio tocando
Sou Dona Eliza educando
Sou festa de Aparecida.
Sou devoto que festeja
Sou novena na igreja
Sou nossa bandeira erguida.

Sou o pirão de traíra
Da lagoa do Serrote
Sou o beco de Gobira
Sou Eufrásio do Garrote.
Sou Varjota e Riachinho
Sou malota de Britinho
Sou cartório de Dudal.
Sou um menino pidão
Sou festa no calçadão
Sou jogo no Juremal.

Sou eleitor enganado
No tempo da eleição
Eu sou o serpenteado
Do riacho do feijão.
Sou matança sexta feira
Sou banho na Cachoeira
Sou a capela de Bíu.
Sou o telão de Salim
Sou os contrastes sem fim
Sou a torre que caiu.

Sou agricultor cavando
A terra para plantar
Sou conterrâneo chegando
Com uma máquina de filmar.
Sou madeira do Rosário
Sou fumo de Belizário
Sou chuva de fevereiro.
Sou fiel na procissão
Sou primeira comunhão
Sou festa do padroeiro.

Eu sou o jardim florido
Da casa de Graziela
Sou o legume perdido
Numa seca que flagela.
Sou o alto do tenente
Sou rua de São Vicente
Sou bodega de Osmundo.
Sou produto desse chão
Sou a sétima geração
Depois de Papai Raimundo.

Eu sou o povo dizendo:
- Várzea Alegre é natureza!
Sou o machado descendo
Com água na correnteza.
Sou praça do motorista
Sou areia da Boa Vista
Sou queijo e baião de dois.
Sou salva do meio dia
Laranja da Vacaria
Sou a terra do arroz.

Raimundinho Piau
Várzea Alegre Ceará

Reprisado para: Didí, Bibí as demais flores do meu vale.

4 comentários:

  1. Oh, meu querido amigo, como é bom descansar os olhos neste blog, lendo suas poesias e ainda ser homenageada.
    Um grande abraço.
    Flor Bibi.

    ResponderExcluir
  2. MAIS UMA DAS TANTAS ESPETACULARES OBRAS DO MUNDIM

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Mundim do Vale: essa e todas as suas obras é motivo de muito orgulho; não só para suas flores, mais para todos os Varzealegrenses que te amam.

    ResponderExcluir
  4. Muito Obrigada Mundim
    Fiquei honrada com a dedicação.

    ResponderExcluir