Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 21 de novembro de 2017

Sitio Varzinha - 1951 - Antonio Morais



Várzea-Alegre, Sitio Varzinha - 1951.

O fato é que esta história  aconteceu no sitio Varzinha por volta de 1951. Dizem que na casa dos "Sousas" a higiene não era  prioridade. Os guardas bateram à porta de Dona Raimunda que morava com mais dois irmãos com idades avançadas e ainda solteiros.

Foi Raimunda quem os atendeu:

Quem é lá?
São os guardas da higiene.
O que os senhores querem?
Queremos vistoriar a casa!

Carece não! Josefa  não come, e se não come não caga. Zunda vive trabalhando na roça, portanto caga no mato, e eu quando cago enrola num jornal e jogo no telhado da casa.

Com muita luta,  os guarda conseguiram convencer e entraram na residência! Quando focaram a lanterna no pote da água de beber encontraram uma alpercata de "currulepe" do  desaparecida há seis meses.

Então a historia foi encerrada com  esta declaração de Dona Raimunda: Tá vendo Zunda onde estava tua "zapragata" perdida há mais de seis meses!

5 comentários:

  1. Prezada Didi.

    Diziam as má linguas que a nossa parenta Raimunda da Varzinha não tinha muitos cuidados com a higiene da casa não. Uma boa semana para voce e para os seus.

    Antonio Morais.

    ResponderExcluir
  2. A centenária Ana Leandro, sua irmã Bia (minhas tias) e Luiz Batista foram um leilão na Varzeanha. chegando lá tia Bia encomendou a Luiz Batista: Luiz tu não arremata aquele pão-de-arroz não, porque eu vi Raimunda da Varzinha trouxe ele enrrolado num lençpl.

    ResponderExcluir
  3. Zunda cendendo queijo, feito 'a mão, foi oferecer a Luiz Inácio, Boca d e Fogo: compre Luiz, foi mãe que fez no capreicho.Tio Luiz respondeu:Home, passando nas mãos d etua mãe eu não quero nem um coco.

    ResponderExcluir
  4. Havia destas coisas antigamente era a cultura europeia infiltrada! KKKKK

    ResponderExcluir