Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 1 de abril de 2013

ESSA FOI MÃE - POR ANTONIO MORAIS

Em meados da década de 70 do século passado, o prefeito de Várzea-Alegre Pedro Sátiro executou o primeiro "Projeto de Eletrificação Rural" do município - ligando os sítios Sanharol e São Vicente.
A inauguração se deu em palanque com a presença do Governador do Estado, a época,  Cel. José Adauto Bezerra no sitio Sanharol. Implantado aquele beneficio da modernidade eu comprei uma televisão e levei para minha mãe. Foi a primeira  TV a chegar pra-queles lados.
Logo começaram a se reunir dezenas de pessoas, nas bocas de noite, para assistirem as programações, os jornais e as novelas. Juntavam-se homens, mulheres, moças, rapazes e meninos a fazer zoada e vibrar com as cenas da novela.
Seu Leandro Dantas e Dona Francisca traziam de casa uns tamboretes de camaru para se acomodarem. Preta, de apenas sete anos, filha do casal, sentava-se no colo da mãe até adormecer.
Enquanto assistiam a novela, uma bufa circulava o ambiente, de um lado para outro da sala, sem que nunca se pudesse identificar o autor. Enquanto uma ia a outra já voltava.
Determinado momento a inhaca  ascendeu de baixo pra cima e Preta alarmou a todo pulmão: "Essa foi mãe".
Dona Francisca sapecou um cascudo tão condenado que a filha disparou num pranto sem fim. Seu Leandro, da alpendrada da casa, perguntou: o que foi isto? Preta completou: Pai! É que agente não pode nem falar a verdade.


3 comentários:

  1. O mesmo aconteceu com Francisca de João Gomes quando surgiu certo ciúme de João com a apresentadora Xuxa. Foi motivo de muitas discussões. João Gomes chegou a dizer: Francisca deixa de ser besta, num ta vendo que essa mulher não me quer nem para carregar o pinico.
    Aqui tive um caso diferente. Orientaram um cidadão para comprar uma televisão com vista a evitar o nascimento constante de meninos. Depois de certo tempo o conselheiro chegou à residência e indagou o Vicente pergunta se surtiu efeito a compra da televisão. Ele respondeu foi pior, pois começou a assistir as meninas bonitas só de tangas o que provocava mais apetite e só dava para a mulher.

    ResponderExcluir
  2. O meu pai gostava de dormir cedo. E, se aborrecia com aquele fuzuê, aquela zoada. Mas como quem manda na casa é a mulher, minha mãe ficava dando assistência aos amigos até sair o ultimo telespectador. Todo dia tinha um cafezinho donzelo pra todos. Sem mistura, puro, mas não faltava.

    ResponderExcluir
  3. HISTÓRIAS QUE EU GOSTO DE OUVIR, CURTIR, COMPARTILHAR E COMENTAR...VALEU MORAIS... BOM DIA...

    ResponderExcluir