Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 13 de novembro de 2011

Curiosidades sobre o "feriadão" de 15 de Novembro -- por Armando Lopes Rafael (*)

Afinal, quantos presidentes da república já teve o Brasil?
Na poltrona, este o nome de uma revista de bordo distribuída entre os passageiros da Itapemirim, trouxe – no seu número de novembro/dezembro-2010 – interessante matéria sobre os presidentes da República brasileira.
Interessante, mas contendo vários equívocos.
A revista Na poltrona afirma que a República dos Estados Unidos do Brasil (nome oficial do nosso país entre 1889 e 1967, a partir do último ano mudado para República Federativa do Brasil teve – nesses 122 anos (a completar na próxima terça-feita, 15 de novembro de 2011) 31 (trinta e um) presidentes. E incluiu na extensa lista 2 presidentes que não chegaram a tomar posse: Júlio Prestes e Tancredo Neves.
Ledo engano!
Ora, se incluiu até quem não assumiu o mandato, cometeu uma grande injustiça com alguns brasileiros que chegaram a exercer a Presidência da República (seja por meses, semanas ou mesmo dias).
E quem foram esses brasileiros que exerceram o mandato de presidente da República e não foram citados pela revista “Na poltrona”? A conferir.
1) Augusto Fragoso
2) Isaias de Noronha
3) Mena Barreto
(Trata-se de uma “Junta Presidencial” que assumiu o poder entre 24 de outubro a 3 de novembro de 1930, antecedendo a posse de Getúlio Vargas como “Chefe do Governo Provisório”, que governou com esse título de 1930 a 1934. Depois, Getúlio Vargas emendou o mandato como “Presidente Constitucional” – ele outorgou uma nova Constituição – de 1934 a 1937. Depois virou ditador por mais 8 anos, até 1945. Getúlio foi – por 15 anos seguidos – presidente dos Estados Unidos do Brasil.
4) José Linhares (cearense de Baturité. Era presidente do Supremo Tribunal Federal e exerceu a Presidência da República – entre outubro de 1945 a janeiro de 1946 – após a queda da ditadura Vargas).
5) Carlos Luz (Era presidente da Câmara dos Deputados e foi investido como Presidente -- de 8 a 11 de novembro de 1955-- em face de um golpe militar que tirou do poder o presidente Café Filho)
6) Nereu Ramos (era presidente do Senado Federal e foi investido como Presidente -- de 11 de novembro de 1955 a 31 de janeiro de 1956 -- em face de mais um golpe militar que derrubou o presidente interino Carlos Luz)
7) Ranieri Mazzilli (Era presidente da Câmara dos Deputados e assumiu a Presidência da República após a renúncia de Jânio Quadros entre 25 de agosto a 7 de setembro de 1961)
8) General Aurélio de Lira Tavares
9) Brigadeiro Márcio de Sousa e Melo
10) Almirante Augusto Rademaker
(Eram os ministros do Exército, da Aeronáutica e da Marinha, e assumiram "o exercício temporário da Presidência da República", para o que não havia qualquer previsão constitucional. Estes ministros militares proibiram o emprego da expressão “junta militar” e em 6 de outubro de 1969, quando declararam "extinto" o mandato do presidente Costa e Silva).
Como se vê, a revista Na poltrona deixou de incluir na sua lista 10 (dez) brasileiros que efetivamente exerceram a Presidência da República. Com isso o número de Presidentes da República no Brasil sobe para 41 (quarenta e um).
O que dá uma média de cerca de menos de 3 anos por cada mandato...
Interessante, se não tivesse ocorrido o golpe militar de 15 de novembro de 1889 – que nos impôs a República –, e se o Brasil tivesse continuado como monarquia nestes últimos 122 anos, teríamos sido governados por apenas 3 (três) imperadores:
1) Imperatriz Isabel I (entre 1891–1921)
2) Dom Pedro Henrique III (entre 1921–1981)
3) Dom Luiz I (de 1981 até hoje)
(*) Armando Lopes Rafael é historiador. Sócio do Instituto Cultural do Cariri e Membro-Correspondente da Academia de Letras e Artes Mater Salvatoris, de Salvador (BA)

7 comentários:

  1. Prezado Armando.

    Uma verdadeira aula de historia do Brasil.

    Para aqueles que votam no candidato por ele ser da região, devo informar que 35% dos presidentes foram nordestinos. O estado que mais representantes deu foi Alagoas depois o Maranhão contribuiu com um politico influente a mais de 60 anos e, são exatamente esses dois estados os mais pobres da federação.

    Quanto ao ultimo presidente nordestino, não há necessidade que se fale nada. Implantou um grande projeto de corrupção que com certeza vai demorar gerações para ter fim.

    ResponderExcluir
  2. Morais, tenho muito respeito por você, por sua família, por seus pontos de vista, lembrando que: "todo ponto de vista é a vista de um ponto". Gostaria que você pedisse ao Historiador, Armando Rafael, para esplanar um poquinho sobre a corrupção no Brasil, aí, amigo, você e todos nós veremos que são quinhentos e onze anos corridos. Independente de quem o presidiu ou imperou. Obrigada e um abraço!

    ResponderExcluir
  3. -- 1 --

    Artemísia (bonito nome, parabéns!)

    Todos sabemos que a corrupção é inerente ao gênero humano. Sempre existiu. Sempre existirá. O grande problema é quando o Estado ao invés de combater este crime o promove. Aí a corrupção passa a ser oficializada e cresce proporcionalmente mais do que o aumento da população. É o que ocorreu no Brasil nos últimos governos...

    Você mora no poético Portugal. Por isso, talvez, não esteja saturada pelas manchetes dos jornais brasileiros, além das chamadas da televisão, diariamente, como acontece no Brasil.

    Basta dizer que nos últimos dias a mídia só foca o 6º (sexto) ministro corrupto com queda anunciada por pressão da imprensa em dez meses do governo Dilma. A bem da verdade todos os seis são oriundos do governo Lula, e todos os seis caíram por desvio de conduta.

    ResponderExcluir
  4. -- 2 –

    Virou rotina a roubalheira (em todos os níveis do governo, em todos os segmentos da população) nos últimos tempos.

    Tão rotineiro que eu nem perco tempo em ler as manchetes publicadas abaixo (Todas são verdadeiras, todas podem ser detalhadas se você pesquisar no “google”):
    – Documentos revelam que conselheiros do TCE do Rio de Janeiro vendiam decisões a prefeituras.

    – Vídeos mostram prefeito recebendo propina e envolvendo José Dirceu em negociata.

    – Advogado famoso é preso sob a acusação de usar seu cargo no BNDES para liberar empréstimos em troca de propinas.

    – CPI aponta irregularidades em obras de aeroportos e acusa empreiteiras de superfaturamento.

    – Cai esquema de assalto às verbas públicas - e isso deixa Brasília de cabelo em pé.

    – Lalau fez escola: Sede da Procuradoria-Geral do Trabalho custará 130 milhões de reais e já tem irregularidade.

    – Vergonha nacional: Processos contra políticos acusados de desviar recursos podem ser anulados.

    – PT: Prefeito é preso por corrupção e governador é cassado, mas o partido não se constrange.

    – O caso do deputado que tentou extorquir 4 milhões de reais de Carlos Cachoeira

    – Polícia descobre gangue que agia havia catorze anos e sugou 2 bilhões de reais do Ministério da Saúde.
    – 22 milhões de reais até agora: Surgem novos contratos suspeitos e a situação fica mais complicada para o PT.

    – O dinheiro de Santo André: Irmão do ex-prefeito Celso Daniel diz para promotores que um esquema de propina foi parar nas mãos da cúpula do PT.

    – Cinco parlamentares do Tocantins aparecem envolvidos numa rede de corrupção on-line.

    etc. etc. etc.

    ResponderExcluir
  5. --- 3 ---

    O pior, Artemísia, é que os atuais detentores do poder, utilizam o dinheiro público para fazer “lobby” de defesa das falcatruas deles.

    E parte da opinião pública vai na onda... Sobre o argumento de que a corrupção no Brasil sempre existiu, ou de que as denúncias que não cessam de acontecer contra o governo são uma “tentativa de golpe das elites contra o primeiro governo popular que se instaurou no Brasil”, o famigerado Zé Dirceu está percorrendo o Brasil inteiro (semana passada foi a vez de visita ao Ceará) tentando conseguir uma “anistia” sobre o envolvimento dele no “Mensalão”.

    Já o PT vem fazendo sua defesa às custas do dinheiro do contribuinte brasileiro.
    Triste!

    ResponderExcluir
  6. --- 4 –

    Acho até que a presidente Dilma foi bem intencionada ao tentar estacar a roubalheira oficial que tomou conta do Brasil. Mas a máquina corruptora instalada no partido dela e nas instituições públicas foi mais forte do que ela.

    A anunciada “faxina” estancou. E os corruptos hoje estão mais fortes do que antes.
    Comparar a corrupção que existiu no Brasil antes de 2003, com a que existe hoje, é comparar com um seixo de pedra pequenina que encontramos à beira das estradas do município de Várzea Alegre com o Pão de Açúcar do Rio de Janeiro...

    ResponderExcluir
  7. Armando Lopes Rafael, muito obrigada por sua paciência e esclarecedora conversa.
    Quem mora no poético Portugal é a Klébia, eu moro no Rio de Janeiro há 31 anos. Sou Cearense de Cariús, criada em Várzea Alegre.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir